Esportivos clássicos europeus são caros até mesmo para os brasileiros mais abastados. Some isso à proibição das importações até a década de 90 e teremos um cenário repleto de cópias para aqueles que querem se diferenciar no trânsito.
Partindo disso, a reportagem do iG Carros relembra 5 esportivos brasileiros que na verdade são cópias de modelos europeus. Acompanhe a lista.
1 - Chamonix 550 Spyder
![Chamonix 550 Spyder era réplica do Porsche 550; tinha motor 2.0 da Volkswagen Chamonix 550 Spyder era réplica do Porsche 550; tinha motor 2.0 da Volkswagen](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/ey/4b/be/ey4bbe1sa8chwict9n2hede4u.jpg)
A Chamonix foi criada em 1987 para produzir réplicas de modelos clássicos da Porsche . Diferentemente do que muitos pensam, a empresa era autorizada pela matriz alemã a produzir réplicas para abastecer não apenas o mercado brasileiro, como também países vizinhos. O mais lembrado é o Chamonix 550 Spyder , réplica do Porsche 550 .
O modelo traz carroceria de fibra de vidro, chassi tubular e motor Volkswagen da família AP, capaz de desenvolver aproximadamente 120 cv de potência. Já o Porsche 550 foi produzido até 1956 e tinha motor 1.5 de 110 cv de potência. Para sua época, era um foguetinho.
2 - MP Lafer
![Antes de produzir móveis, a Lafer teve uma réplica do MG TD no Brasil Antes de produzir móveis, a Lafer teve uma réplica do MG TD no Brasil](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/5a/ao/he/5aaohe9swrfxn3c9csnnx7r3h.jpg)
Em 1974, a Lafer decidiu começar a produzir réplicas do modelo inglês MG TD para o mercado brasileiro. Assim como vários carros ‘fora de série’ de sua época, era repleto de componentes de modelos da Volkswagen . O próprio motor 1.600 era utilizado no Fusca e na Variant .
Estima-se que cerca de 4,3 mil unidades do MP Lafer foram produzidas entre 1974 e 1990. Desde seu último ano de produção, a empresa passou a focar na produção de móveis para residências e escritórios, atividade em que segue atuando até os dias de hoje.
3 - Fera XK
![Fera XK era o Jaguar XK 120 que o brasileiro podia comprar; tinha motor de Chevrolet Silverado Fera XK era o Jaguar XK 120 que o brasileiro podia comprar; tinha motor de Chevrolet Silverado](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/3h/z3/ij/3hz3ijqlmfdv6jdzs467d3tp2.jpg)
Quem procura um carro super-exclusivo pode se dar bem com o Fera XK , réplica fiel do Jaguar XK 120 . Ele era produzido com motor seis cilindros da Chevrolet Silverado (desenvolvendo 138 cv de potência), suspensão de Opala e câmbio de cinco marchas do Omega.
O modelo é extremamente raro no mercado de carros clássicos, onde uma unidade em bom estado pode passar de R$ 130 mil.
4 - Phoenix
![Phoenix com motor GM é uma perfeita réplica do Mercedes 280 SL, também conhecido domo Phoenix com motor GM é uma perfeita réplica do Mercedes 280 SL, também conhecido domo](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/47/dl/qi/47dlqik7iw7fq1s0g2aqx3u79.jpg)
A restauradora Phoenix chegou a produzir réplicas do Mercedes 280 SL Pagoda em meados de 1970. Ele tinha motor de seis cilindros do Opala, câmbio manual de quatro marchas e espaço para dois ocupantes.
Atualmente, o Phoenix Studio foca apenas na restauração de modelos clássicos, como os poucos Cadillac antigos que rodam no Brasil.
5 - L’AutoCraft
![L'Autocraft era réplica do Alfa Romeo P3 da década de 1930 L'Autocraft era réplica do Alfa Romeo P3 da década de 1930](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/bb/2a/nw/bb2anwwim8ifokbn5tkdc8v8m.jpg)
Outro modelo que chamou atenção no Brasil dos anos 80 foi o L'autocraft , produzido na Barra do Piraí (RJ). Além de réplicas de Alfa Romeo , Dimo, Ford 1929 e Bugatti, a marca se destacou no segmento dos buggys.
Assim como várias outras pequenas produtoras de modelos fora de série, a L’AutoCraft não resistiu à abertura das importações em 1990. Encerrou suas atividades em 1997.