O tempo passou e você, finalmente, pode realizar o sonho de ter o carro que sempre quis nos anos 1990 . Essa foi uma época romântica da indústria automotiva, muito por conta da abertura das importações e o lançamento de modelos que, no máximo, apareciam nas revistas ou nos filmes até a década passada.

Em clima de nostalgia, a reportagem do iG Carros selecionou 5 modelos que faziam os marmanjos chuparem os dedos ao longo da década de 90 , revelando seus preços no mercado de usados . Acompanhe a lista e veja se o sonho é possível.

1 - Volkswagen Gol GTI 2.0 8V 1990 - entre R$ 60 mil e R$ 85 mil

VW Gol GTI: primeiro carro feito no Brasil a ser equipado com injeção eletrônica de série entre os equipamentos
Divulgação
VW Gol GTI: primeiro carro feito no Brasil a ser equipado com injeção eletrônica de série entre os equipamentos

Eis o maior sonho dos “playboys” dos anos 90. O Volkswagen Gol GTI foi um verdadeiro sucesso de vendas da década, não apenas pelo visual arrasador que chamava atenção em qualquer estacionamento de balada, mas também pela mecânica arrojada para a época.

Seu motor 2.0 foi um dos primeiros de nossa indústria com injeção eletrônica multiponto, ao lado do Monza 500 EF. Ele era capaz de desenvolver 120 cv e 17,5 kgfm de torque a 3.000 rpm, com câmbio manual de cinco marchas. Some isso aos 1.025 kg de sua estrutura e teremos um esportivo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em míseros 8,8 segundos. 

A brincadeira é bem cara, pois para realizar o sonho de ter um Gol GTI, você precisará desembolsar ao menos R$ 60 mil. Mas o investimento pode valer a pena no futuro, uma vez que unidades em bom estado do modelo são cada vez mais raras.

2 - Chevrolet Opala Diplomata 4.1 1992 - entre R$ 45 mil e R$ 55 mil

Chevrolet Opala Diplomata: após quase 25 anos, sedã de luxo teve seu fim da melhor forma
Divulgação
Chevrolet Opala Diplomata: após quase 25 anos, sedã de luxo teve seu fim da melhor forma

Descontinuado em 1992, a paixão pelo Chevrolet Opala continua ultrapassando gerações no Brasil. Em seus últimos anos de vida, a General Motors decidiu investir pesado para fazer uma versão de despedida à altura do modelo que fez tanto sucesso desde os anos 70. Assim nasceu o Diplomata 1992, com toca-fitas, retrovisores com ajustes elétricos e acabamento de fazer inveja em modelos premium de 2020.

Abaixo do capô, o Diplomata contava com motor 4.1 de seis cilindros em linha, desenvolvendo 141 cv e bons 32,8 kgfm de torque a 2.500 rpm. Será mais fácil encontrar o modelo manual de cinco marchas no mercado de usados, mas se você der sorte, também poderá levar a versão automática, com caixa de quatro marchas, da alemã ZF.

Além dos valores entre R$ 45 mil e R$ 55 mil, esteja preparado para gastar bastante com combustível. Segundo o Inmetro, o modelo pode marcar 4,2 km/ na cidade e 6,8 km/l na estrada, sempre com gasolina.

Você viu?

3 - Honda Civic VTI 1.6 1994 - entre R$ 35 mil e R$ 45 mil

Honda Civic VTI: esportivo dos anos 90 que consegue superar até os modelos novos quando o assunto é desempenho
Divulgação
Honda Civic VTI: esportivo dos anos 90 que consegue superar até os modelos novos quando o assunto é desempenho

Os anos 90 marcaram o início das operações da Honda Automóveis. Pegando carona no segmento dos hatches médios esportivos que começava a aflorar com o lançamento do Golf GTI, a marca japonesa decidiu importar o Honda Civic na versão VTI.

O hot-hatch conta com motor 1.6 capaz de entregar 160 cv de potência e 15,5 kgfm de torque a 7.000 rpm, com câmbio manual de cinco velocidades. Por conta do baixo peso –  apenas 1.080 kg –  o Civic VTI era capaz de acelerar até 100 km/h em 7,3 segundos, número que impressiona até os dias de hoje. Uma de suas grandes vantagens contra os rivais era o fato de integrar freios a disco nas quatro rodas.

O hatch que pode ser encontrado por valores entre R$ 35 mil e R$ 45 mil no mercado de usados também está valorizando. Mesmo se você não tiver planos de ficar muito tempo com o Civic VTI, o negócio ainda poderá render um bom investimento.

4 - Ford Ranger Splash 4.0 1995 - entre R$ 60 mil e R$ 70 mil

Ford Ranger Splash: a picape mais descolada dos anos de ouro, com motor V6 e cores chamativas entre os atrativos
Divulgação
Ford Ranger Splash: a picape mais descolada dos anos de ouro, com motor V6 e cores chamativas entre os atrativos

A Ford revolucionou o segmento das picapes médias quando lançou a Ranger Splash em meados de 1995. O modelo apostava em uma pegada mais aventureira e descolada para se distanciar da proposta utilitária, agradando jovens que curtiam descer para o litoral com os amigos na segunda metade da década.

A Ranger Splash tem motor 4.0 V6 que pode desenvolver 162 cv de potência a 4.200 rpm e 30,4 kgfm de torque a 3.800 rpm, sempre com câmbio manual de cinco marchas. A caçamba tem capacidade para levar 1.060 litros. O modelo pode ser encontrado por valores que alternam entre R$ 60 mil e R$ 70 mil no mercado de carros clássicos.

5 - Chevrolet Blazer Executive 4.3 V6 1999 - entre R$ 25 mil e R$ 35 mil

Chevrolet Blazer Executive: SUV de respeito que bombou com a classe média alta no Brasil dos anos 90
Divulgação
Chevrolet Blazer Executive: SUV de respeito que bombou com a classe média alta no Brasil dos anos 90

Nenhum outro SUV foi tão desejado nos anos 90 quando o Chevrolet Blazer . O modelo chegou a servir de viatura para a Polícia Militar de São Paulo, justamente por conta do tamanho e da agilidade proporcionada pelo motor 4.3 a gasolina. A versão mais lembrada é a Executive , principalmente por causa do pacote de equipamentos.

O modelo era capaz de desenvolver 180 cv e animadores 34,7 kgfm de torque a 2.600 rpm, com câmbio automático, de quatro marchas. Reconhecer a Blazer Executive nas ruas é fácil, por conta das rodas aro 16 com detalhes dourados.

O melhor SUV dos anos 90 pode ser encontrado por valores entre R$ 25 mil e R$ 35 mil no mercado de clássicos. Boa pedida para quem quer curtir uma viagem com a família no clima da década, já que o modelo tem capacidade para 456 litros no porta-malas.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários