Lâmpada de LED proporciona até 80% a mais de economia em relação às convencionais, com filamentos
Divulgação
Lâmpada de LED proporciona até 80% a mais de economia em relação às convencionais, com filamentos

De uns tempos para cá só se ouve em lâmpadas de LED . Este tipo de tecnologia empregadas nas lâmpadas além de iluminar mais, promete maior economia de energia, em torno de 80%, dizem os especialistas.

Ao contrário das lâmpadas comuns, as de LED não têm filamento, o que faz com que elas durem mais por não produzirem tanto calor quanto as lâmpadas que usam estes filamentos. Basicamente, na parte interna dessa lâmpada, há uma fita de  LED  que produz luz quando por ela é percorrido energia elétrica.

De acordo com centenária  Lumileds, empresa responsável pela fabricação dos produtos da linha Philips Automotiva , é preciso esclarecer seis importantes fatos sobre o uso das lâmpadas em LED em motocicletas. 

1. As lâmpadas de LED podem ser instaladas em qualquer motocicleta?

Sim, a legislação brasileira - Resolução 292 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) - garante a troca da lâmpada halógena pela tecnologia LED, desde que respeite o formato da lâmpada (H4 ou H7, entre outras). Outro detalhe é olhar o tamanho interno do farol da moto para ver se há espaço para a instalação da lâmpada de LED, pois geralmente são maiores que as halógenas.

2. As lâmpadas de LED podem ser utilizadas tanto em motos de corrente contínua e alternada?

Depende muito da fabricante. No caso do exemplo do modelo Ultinon Philips podem ser instaladas em motos de corrente alternada e contínua. As motos de baixa cilindrada geralmente têm corrente alternada (que vem diretamente do alternador) e sofrem falhas e variações na iluminação, o que pode diminuir a vida útil do LED ou até queimá-lo.

Além de mais econômicas por conterem fitas de LED ao invés de filamentos como nas lâmpadas convencionais, as de LED proporciona mais visibilidade.
Divulgação
Além de mais econômicas por conterem fitas de LED ao invés de filamentos como nas lâmpadas convencionais, as de LED proporciona mais visibilidade.

3. Quais os benefícios das lâmpadas de LED em relação às halógenas?

As lâmpadas se sobressaem às halógenas nos três principais quesitos: visibilidade, durabilidade e estilo.

4. Todas as lâmpadas de LED são iguais?

Não. Não são todas iguais. Algumas fabricantes oferecem lâmpadas de LED com mais durabilidade, o que as diferenciam das lâmpadas encontradas no mercado. Outro fator importante é a precisão na emissão da luz e temperatura de cor.

Além disso, as lâmpadas de marcas confiáveis são submetidas a testes em laboratórios credenciados pelo Inmetro e superam todas as exigências do órgão.

5. Como posso saber se a lâmpada de LED é de boa qualidade?

É importante saber que cada fabricante desenvolve sua tecnologia e fabrica os próprios materiais de extrema qualidade.

Os produtos são testados à exaustão, por isso atingem o melhor desempenho, diferente de algumas marcas que utilizam peças de terceiros em suas lâmpadas , buscando baixo custo e comprometendo o desempenho na iluminação, na precisão e na durabilidade.

6. Quanto dura, em média, uma lâmpada de LED?

As de boa qualidade, geralmente, têm durabilidade de até cinco anos graças a algumas das tecnologias nelas incorporadas como: Safe Beam (para projetar a luz no lugar certo sem ofuscar), resistência à água e à poeira (certificação IP65), ThermaCool (para controle de temperatura) e resistência de 10G aos impactos. O uso dessas tecnologias combinadas torna as lâmpadas muito mais resistentes e duráveis.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!