Caterham Seven 170 é um tradicional roadster inglês que é vendido até hoje com chassi tubular. Faz de 0 a 100 km/h em 6,9 s
Divulgação
Caterham Seven 170 é um tradicional roadster inglês que é vendido até hoje com chassi tubular. Faz de 0 a 100 km/h em 6,9 s

O Seven, desenhado por Colin Chapman, foi feito originalmente pela inglesa Lotus em 1957 e adquirido em 1973 pela também inglesa Caterham, mas sempre mantendo a arquitetura básica e uma de suas características marcantes era seu baixo peso, graças ao uso de chassi tubular entrelaçados entre si que garantem resistência e ao mesmo tempo leveza.

Outra peculiaridade é que o roadster não tem carroceria o que garante menor peso ainda e ao longo dos anos essa ‘receita’ foi sendo aperfeiçoada com materiais mais leves reduzindo cada vez mais o peso final.

A linha 2022 do Caterham Seven 170 , por exemplo, se tornou o carro contemporâneo mais leve do mundo, pesando apenas 440 kg, ganhando por pouco do Renault Twizy elétrico que tem 450 kg.

O carro conta com motor Suzuki de 660 cc turboalimentado e três cilindros em linha de apenas 80 cv , mas suficientes para seu baixo peso. A baixa cilindrada é fundamental para manter o peso total baixo, dando ao carro uma relação potência / peso o que é comparável à do propulsor de 3,0 litros de um BMW Z4 M40i, que conta com seis cilindros em linha.

Leia Também

Leia Também

Resumindo, o Seven faz de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos , atinge uma velocidade máxima “superior” a 160 km/h , mesmo desempenho de um VW Golf GTi.

O 170 - que é o primeiro modelo da Caterham apresentado por seus novos proprietários japoneses, embora com um design subjacente que remonta ao final dos anos 1950 - estará disponível como um kit de carro ou modelo pronto para uso na fábrica. Seu preço começa em 22,990 libras esterlinas , o equivalente a R$ 167.330 em conversão direta.

Além da versão de rua, a marca ainda comercializa uma configuração voltada para pistas e circuitos fechados, a '170R' que conta a mais com pacote de suspensão esportiva, bancos de corrida compostos, cintos de segurança de quatro pontos, diferencial de deslizamento limitado e fibra de carbono painel de controle.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!