A Carupi startup de tecnologia criada em 2019 e que trabalha com a intermediação da venda de veículos apontou um crescimento de 14% no comparativo entre agosto e setembro deste ano.
Ao longo deste ano, ao menos 10 fabricantes paralisaram sua produção como medida de combate à disseminação do coronavírus. Com isso, o mercado de compra e venda de veículos seminovos teve crescimento alto , de 55% no acumulado do ano, de acordo com a Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores).
Trazendo o ranking dos mais transacionados pela Carupi em setembro, a Ford domina o top 5. Em primeiro lugar está o Ka , com 6,5% das vendas . Em segundo lugar, com 4,8% , está o japonês Civic da Honda , seguido pelo Fiat Argo , que teve 3,9% da comercialização .
Empatados em quarto lugar estão os modelos Fiesta e Ecosport da Ford , com 3,3% , e quase em seguida está o CRV da Honda , com 3,1%. Modelos como H yundai HB20, Peugeot 2008, Volkswagen Fox e Tiguan apresentam percentuais menores, que variam entre 3,1% e 1,4%.
“A Ford anunciou que iria encerrar a produção de veículos no Brasil e passaria só a importá-los. Esse volume de vendas na Carupi pode ser reflexo dos donos com receio de ficar sem assistência ou garantia, embora a montadora afirme que continuará prestando os serviços”, comenta Gustavo Braga, diretor de comunicação da startup.