Via de regra uma geração de carro pode variar de quatro a cinco anos em média, quando muito oito aos, mas há casos em que um modelo pode ultrapassar décadas e décadas sem ter uma mudança significativa e se mantém imbatíveis até hoje.
Sem medo da concorrência, eles têm muito mais um nome e uma tradição a zelar e seu apelo de acordo com o segmento está ligado a imagem que construiu lá no passado. No entanto, são modelos de nicho e de consumidores que não estão preocupados em ser só um ‘rostinho bonito’ e atualizado.
Por falar nisso, as atualizações deles são bem restritivas, se resumindo apenas as legislações de cada país , mas a origem e o DNA estão muito bem preservados ao longo de todos estes anos.
Sem mais delongas, preparamos uma lista de cinco veículos que resistiram ao tempo e que ainda são fabricados.
1 - Mercedes Classe G
Lançado em 1979, a segunda geração do Mercedes Classe G só veio em 2018 com algumas melhorias na suspensão (independente), mas o estilo quadradão, robusto e old-school permanece e reforçando a frase “em time que está ganhando, não se mexe”, até o codinome W463 foi mantido.
2 - Morgan 4/4
Desde 1936, a britânica Morgan Motor Company faz roadsters sob encomenda como o modelo 4/4 mantendo a tradição da velha receita de chassi de madeira e carroceria em alumínio. Do franzino motor 1.1 de 34 cv, atualmente usa um Sigma 1.6 de 111 cv, o mesmo do Ford Fiesta.
3 - Lada Niva
Leia Também
O Lada Niva é feito desde 1977 pela AvtoVAZ sem mudanças significativas. Pudera... Sempre foi o xodó dos russos e um autêntico 4x4 com versões hatch de três portas, wagon de cinco portas, picape de duas ou quatro portas e van, e aqui tem até a sua legião de fãs, sobretudo em ralis.
4 - Caterham Seven
Baseado no icônico Lotus Seven (1957 a 1973), a Caterham , na época uma concessionária autorizada da marca, comprou os direitos para fabricá-lo desde que não usasse o nome original e hoje conta com sete modelos com motores 1.6 Sigma ou 2.0 Duratec, ambos de origem Ford.
5 - Mahindra Thar
O indiano Mahindra Thar na essência é o Jeep CJ-5 de 1954 cujas únicas diferenças ao clássico americano estão no acabamento e na motorização 2.5 turbodiesel de 62 cv e câmbio manual ou opcional automático de cinco marchas e desde 2018 é exportado para os EUA com o nome de Roxor.