1º — Toyota Corolla: 21%
O sedã médio é praticamente invicto no segmento. Além do mais, é um dos carros com a maior liquidez de mercado. Quando filtramos os mais vendidos na OLX em 2021, com câmbio automático, o resultado vem a favor do Corolla.
A OLX realizou um estudo de mercado sobre os carros com câmbio automático mais vendidos em 2021, dentro da plataforma. Segundo Flávio Passos, vice-presidente de Autos e Comercial da OLX, “A oferta de veículos equipados com câmbio manual caiu bastante nos últimos anos no mercado nacional. Veja a seguir os 10 modelos sem pedal de embreagem mais vendidos entre janeiro e novembro de 2021.
O sedã médio é praticamente invicto no segmento. Além do mais, é um dos carros com a maior liquidez de mercado. Quando filtramos os mais vendidos na OLX em 2021, com câmbio automático, o resultado vem a favor do Corolla.
Apesar de bem competitivo em relação ao Corolla como produto, não conseguiu superar este que é o seu principal rival. Esse ano, inclusive, a Honda deixou de fabricá-lo no Brasil, para recomeçar as importações do modelo, tal como fazia antes de 1998.
O segmento das picapes é muito forte no Brasil. Quando nos limitamos à Hilux e rivais, os clientes procuram, principalmente, atributos de um veículo utilitário. Apesar de ser tradicional em seu segmento, a fabricante japonesa veio atualizando o modelo para aliar as novas tecnologias à sua robustez. O resultado é um bom terceiro lugar.
Recém saído de linha, a rede da Honda reportou aumento de preço dos 0km remanescentes, em relação à própria tabela do modelo. Isso reflete muito a procura que tem no mercado. No mercado de seminovos, a situação não é diferente.
Apesar de muitos considerarem que parte do fracasso das operações da Ford do Brasil tenha sido o foco exagerado nos seus compactos nacionais, não podemos negar que a fabricante sabia da resiliência de carros como o Ka. Uma das provas disso é a boa participação de mercado do modelo entre os seminovos, conforme o levantamento da OLX.
O Renault Captur sempre foi um carro que trazia o apelo do modelo europeu, mas enfrentava dificuldade de encontrar seu espaço no mercado brasileiro. Algo que ajudou muito foi a chegada da nova motorização sobrealimentada, mudando seu desempenho e sua eficiência “da água para o vinho”, além de novos equipamentos.
A picape da Ford resistiu ao fim das operações da marca do Brasil, conforme falamos sobre no tópico acima. Faz tempo que a Ranger é bem consolidada no segmento das picapes, principalmente entre aqueles que buscam atributos de carros mais urbanos dentro dessa categoria. Isso resulta em um resultado satisfatório, mesmo ao lado de carros mais populares.
A Chevrolet se mostra bastante persistente com a oferta do Cruze. Tomando o próprio Civic como referência (quando falamos de sedãs), até ele demonstrou sentir o peso da concorrência contra o Corolla, enquanto o Cruze se mantém. Ainda que não tenha a procura dos seus rivais sedãs, e menos ainda da variante Sport6, que atua em um segmento quase extinto no Brasil, o dos hatches médios.
O SUV fica em 9º lugar, apesar de ter sido sempre um dos mais vendido do seu segmento em 2019, 2020 e neste ano. Parte do motivo que poderíamos atribuir à procura que tem entre os seminovos está no fato de, habitualmente, os vendedores de Honda segurarem seus preços. De fato, o HR-V e os demais modelos da marca costumam estar entre os carros que menos depreciam.
A picape reina praticamente sozinha no segmento, que está acima da Strada (outra invicta da marca na sua categoria) e abaixo de Hilux, Ranger, S10 e companhia. Apesar dos preços mais elevados ante as picapes compactas, ainda mostra força o bastante para se configurar no top 10 de carros seminovos mais vendidos na OLX, quando equipados com câmbio automático. Como será que a recém chegada Ford Maverick irá desempenhar?