Para a fabricação de um pneu novo, são utilizados 79 litros de petróleo, ante cerca de 29 litros de um reformado
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Para a fabricação de um pneu novo, são utilizados 79 litros de petróleo, ante cerca de 29 litros de um reformado

Geralmente a vida útil do pneu gira mais de 300 mil km, se tomadas as devidas manutenções e, após isso, não há outro jeito a não ser o descarte.


De acordo com o especialista de colaborador da NSA Pneutec, Gervásio Barbosa, os pneus são responsáveis pela aderência no asfalto , principalmente, na segurança de todos que estão no veículo.

"Os cuidados com os pneus devem ser frequentes, e não somente quando for realizar uma viagem ou passeio que leve uma longa distância”, comenta. Pneus em mau estado aumentam a distância de frenagem e podem causar derrapagens, provocando acidentes.

Por isso, lembre-se de calibrar os pneus periodicamente, fique atento ao peso máximo suportado, cuidado com as freadas bruscas, mantenha o estepe sempre em dia e calibrado, verifique os sinais de desgaste.

Além disso, faça balanceamento e alinhamento a cada 10.000 km rodado s, na troca ou no conserto do pneu, quando o automóvel sofrer impactos na suspensão ou quando o carro estiver “puxando” para um dos lados.

Pneus reformados são 60% mais em conta ao consumidor

Cuidados com os pneus devem ser frequentes, e não somente quando for percorrer longas distâncias
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Cuidados com os pneus devem ser frequentes, e não somente quando for percorrer longas distâncias



O segmento de reforma de pneus apresentou um grande crescimento na última década e muitos setores já admitem ter preferência por pneus reformados ao invés de pneus novos.

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O pneu reformado oferece rendimento quilométrico semelhante ao pneu novo, mas com um valor 60% mais econômico para o consumidor, o que apresenta uma redução significativa no custo/km para o setor de transporte, por exemplo.

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No segmento de carga, por exemplo, o pneu reformado equipa cerca de dois terços do total de veículos no Brasil. Com isso, é inegável a relevância do setor de reforma de pneus para a economia do segmento de transportes.

Além disso, os pneus reformados são tendência pelo seu papel sustentável . Só para a fabricação de um pneu comercial novo, são utilizados 79 litros de petróleo, enquanto, um pneu reformado, consome cerca de 29 litros.

Já nos pneus de veículos usuais das pessoas no dia a dia (carros e motos), a fabricação de um novo pneu precisa de 27 litros e, um reformado, apenas nove litros.

“Precisamos colocar na mesa o compromisso com o meio ambiente, pois, quando se descarta uma carcaça de pneu usada, ela pode levar até 900 anos para se decompor na naturez a. A reforma de pneus garante um retorno ambiental de 80% a menos de CO₂, do que seria gerado pela produção de um pneu novo”, finaliza Gervásio.

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