Arrowbile: Não havia flaps convencionais ou freios a ar na aeronave, que alcançava velocidade relativamente baixas
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Arrowbile: Não havia flaps convencionais ou freios a ar na aeronave, que alcançava velocidade relativamente baixas

Não é de hoje que muitos projetistas vem se arriscando e ousando em projetos mirabolantes que mesclam o 'melhor dos dois mundos', no caso um carro e um avião. Que o diga o Waterman Arrowbile , contruído no final da década de 1930.


De acordo com os dados de época, foram feitas apenas cinco unidades do híbrido feito pelo projetista Waldo Waterman que tinha em mente oferecer às classes menos favorecidas, um veículo que combinasse a praticidade de um carro com a versatilidade de um avião.

Waterman fundou sua empresa em 1935 com o objetivo de fazer uma versão 100% legal de uma aeronave leve de baixo custo e alta produção que ele havia concebido durante seu tempo trabalhando como engenheiro para o Exército dos Estados Unidos Corpo Aéreo.

Batizada de Watermann Arrowplane , a aeronave foi equipada por um motor Menasco B-4 Pirate de 4 cilindros em linha invertido de 95 cv montado na parte traseira da aeronave em uma configuração de empurrador. Mais tarde, esta unidade foi subsituída por um motor Studebaker, de seis cilindros em linha e 100 cv de potência.

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O volante dentro da cabine de dois lugares cuida dos controles aéreos e de solo, e não existia nenhum sistema separado durante o voo. Lemes duplos, um em cada asa, cuidavam da guinada do veículo, enquanto os ailerons montados na cauda (tailerons) controlavam o pitch and roll.

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Não havia flaps convencionais ou freios a ar na aeronave , mas as velocidades relativamente baixas alcançadas significavam que não era grande coisa.

Studebaker, que estava interessado em vender seus motores a gasolina para Waterman caso o Arrobile visse a produção, encomendou um protótipo de cinco fuselagens. Houve até rumores de que Studebaker de trazer a Waterman sob seu próprio domínio corporativo, embora isso nunca tenha sido definitivamente comprovado.

Mas o desinteresse do público, que ainda não estava totalmente aquecido com a ideia da aviação civil pessoal, condenou o projeto a partir de então. Mesmo assim, as atualizações na estrutura da aeronave continuaram, incluindo a instalação de várias configurações diferentes de motor e transmissão para ver se alguma delas se tornou o ingresso para o sucesso.

Waldo Waterman foi introduzido no International Air & Space Hall of Fame em 1968 e morreu em dezembro de 1976. Apenas um único sobrevivente do Arrowbile existe hoje.

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