Logo após a apresentação do Chery Tiggo 5x Pro, a fabricante chinesa revela a chegada de uma inédita versão híbrida flex, ainda para este ano. Apesar de ainda não termos os dados dessa nova mecânica, acreditamos que utilizará o recém atualizado motor 1.5 turbo híbrido-leve do Tiggo 7 Plus MHEV, vendido em seu país de origem.
O conjunto é formado por 1.5 turbo a gasolina de 147 cv combinado a um motor elétrico de partida de 48V, que substitui o alternador, assim chegando a 170 cv de potência combinada. Além da potência extra, o sistema híbrido-leve também em menor consumo de combustível. No caso do Tiggo 7 Plus chinês, são alcançados até 17 km/litro de consumo médio.
No mais, não faz duas semanas que o carro chegou com nova dianteira com novos faróis com a tecnologia de LED e DRL. Já a grade passa a ser as aletas em formato de diamante 'cravejada' por elementos cromados e maiores em relação ao modelo anterior.
Na parte lateral do SUV, a marca adotou novo conjunto de rodas de aro 18 exclusivos do modelo, além de novos acabamentos na coluna central e portas, o que deixa o 5X Pro com um estilo ainda mais sofisticado se comparado ao antecessor 5X.
Na traseira, o destaque ficou por conta da adoção do novo defletor de ar na tampa do porta-malas. O para-choque mudou pouco com a adoção de novos acabamentos inferiores e as lanternas são as mesmas.
No conjunto mecânico, o motor 1.5 turbo recebeu atualizações respeitando as novas regras impostas pela PL7 que entrou em vigor a partir de janeiro de 2022. São os mesmos 147/150 cv e 21,4 kgfm de torque, sem injeção direta, mas trocou o turbo e a válvula de controle.
São novos também a central eletrônica e a válvula termostática eletrônica. Com essas mudanças, a Caoa Chery afirma que o motor ficou mais econômico. Outra alteração ocorreu no câmbio. Assim, saiu de cena a caixa automatizada, de dupla embreagem, com 6 marchas e entra a CVT, que simula 9.
Ainda na parte mecânica, o Tiggo 5x Pro conta com suspensão independente nas quatro rodas com nova calibração, assim como a direção que conta com ajuste não só de altura, mas também de profundidade. Tudo isso é inegável que resultou em uma condução mais confortável e direta.
Internamente, a mudança foi maior. O desenho lembra bastante aos modelos maiores Tiggo 7x Pro e Tiggo 8 , com o novo painel de instrumentos digital de 7", central multimídia com tela de 10,25" com Apple CarPlay e Android Auto (com fios), ar-condicionado bi-zona, câmbio do tipo Joystick, freio de estacionamento elétrico com Auto Hold, novos volante e bancos em couro, além de LEDs ambientes.
Nas dimensões o Tiggo 5X Pro mede 4.338 mm de comprimento, 1.830 mm de largura e 1.645 mm de altura. A distância entre eixos é de 2.631 mm e o porta-malas tem 340 litros. Já os ângulos de entrada e saída melhoraram devido ao novo design: 23,4° e 31,5°, respectivamente.
Feito na fábrica da CAOA Montadora em Anápolis (GO), o SUV já tem disponibilidade imediata para que for às lojas fazerem o test drive e seu preço promocional é de R$ 154.990.