As vendas da linha 2023 do Ford Ranger se iniciam. Já presente no site oficial da marca, parte de R$ 220.390 (antes era R$ 203.190) e chegam aos R$ 319.990 (antes era 304.990). A maior novidade fica por conta da confirmação da versão FX4 com um pacote off-road. Apesar disso, a picape perde uma série de equipamentos também.
As versões XLS 4x4, Black e Storm trocaram o ar-condicionado digital automático de duas zonas por um manual e de uma zona. Agora, apenas as versões XLT e Limited trazem a central multimídia Sync 3, enquanto as outras vêm com o Sync 2.5 com comandos de voz e assistente de emergência, e tela de 8” compatível com conectividade para smartphones.. A versão Black, por sua vez, abandona uma das duas telas de 4,2” no painel de instrumentos.
Apesar disso, a picape na versão XLT ganha banco do motorista com controles elétricos e ajuste de lombar manual. O sistema Ford Pass — com capacidade de se conectar a um aplicativo no celular que permite monitorar algumas informações do carro e até ligar o motor ou destravar as portas à distância — é comum em toda linha Ranger.
Não há grandes mudanças no conjunto mecânico. A Ford Ranger segue com o motor 2.2 turbodiesel de 160 cv e 39,3 kgfm nas versões mais básicas, com transmissão manual ou automática, ambas com 6 marchas. A tração pode ser 4x2 ou 4x4, dependendo da configuração escolhida. As versões mais caras usam o 3.2 turbodiesel de cinco cilindros, entregando 200 cv e 47,9 kgfm, apenas acoplado ao câmbio automático de 6 marchas e tração 4x4.
O que mudou na linha 2023 foi a adição de um sistema de tratamento de gases com Arla 32, usando uma solução de ureia e água desmineralizada para reagir com os óxidos de nitrogênio e reduzir as emissões do gás em até 98%.