Acompanhe o levantamento do Detran de SP sobre as mulheres motoristas
Divulgação
Acompanhe o levantamento do Detran de SP sobre as mulheres motoristas

No Dia Internacional da Mulher, o Detran.SP aponta que o número de motoristas mulheres que exercem atividade remunerada cresceu 17,54%, na comparação entre os anos de 2019 e 2021. O contingente de mulheres paulistas que incluíram a observação Exerce Atividade Remunerada (EAR) na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou de 1.023.237, em 2019, para 1.202.747, em 2021. O total é o maior dos últimos cinco anos.

Em São Paulo, dados do ano passado demonstram que o público feminino representa 23% do total de motoristas que trabalham na condução de veículos e que possuem essa informação em suas habilitações.

A inclusão da observação é necessária para condutores que produzem renda por meio de veículos, como motoristas de aplicativo de transporte, taxistas, motoristas profissionais, motorista de ônibus e caminhões, além de motofretistas e mototaxistas. As empresas que contratam esses profissionais exigem que eles tenham essa observação em suas habilitações.

Quantidade de mulheres que exercem atividade remunerada em SP
Divulgação
Quantidade de mulheres que exercem atividade remunerada em SP

“As mulheres têm ampliado a ocupação de espaços também no trânsito e estão cada vez mais ativas neste segmento. Esse aumento também tem a ver com uma mudança de conceito. Algumas mulheres hoje assumem as famílias e muitas, inclusive por conta da pandemia, saíram do mercado formal e foram para o informal. Aí tiveram que se regularizar e tirar a EAR para poder conduzir esses veículos”, explica Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP .

O crescimento coincide com as crises sanitária e econômica em decorrência da Covid-19 , que consequentemente aumentaram a demanda dos serviços delivery de restaurantes, de entrega de produtos e de pessoas e de transporte por aplicativos. Muitas pessoas que perderam ou tiveram a renda reduzida viram o veículo como uma ferramenta para fonte de renda.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!