A Ford Motor Company e o Grupo Volkswagen ampliam a parceria quando o assunto é a mobilidade elétrica. A Ford planeja produzir mais um modelo elétrico para o mercado europeu baseado na plataforma MEB (Modular Electric Toolkit). A fabricante de automóveis também vai dobrar seu volume planejado para a MEB para 1,2 milhão de unidades num período de seis anos.
O acordo foi assinado como parte da aliança estratégica entre a Volkswagen
e a Ford
, que inclui mobilidade elétrica, veículos comerciais e condução autônoma. Projetada como uma plataforma de veículos aberta, a MEB permite aos fabricantes de veículos eletrificar seus portfólios rapidamente e com eficiência nos custos.
Para Thomas Schmall, membro do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen responsável pela Tecnologia e CEO da Volkswagen Group Components: "Lucratividade e velocidade são cruciais neste momento para garantir o sucesso da mobilidade elétrica na Europa. Estamos trabalhando nesses dois objetivos juntamente com a Ford", disse o executivo.
O acordo de hoje vai acelerar ainda mais a eletrificação das duas empresas. Ele também é uma prova dos pontos fortes da MEB , que oferece um pacote único de alta tecnologia , custos competitivos e velocidade na implantação de projetos. Por isso, a plataforma elétrica é a solução ideal para empresas que desejam acelerar sua eletrificação."
Alta voltagem
O primeiro modelo da Ford utilizando a MEB será um crossover totalmente elétrico. Ele deverá sair da linha de montagem do Centro de Eletrificação da Ford em Colônia, na Alemanha, a partir de 2023 e vai impulsionar ainda mais a estratégia de mobilidade elétrica da fabricante de veículos.
Originalmente, a Ford havia planejado fazer apenas um modelo baseado na MEB , com um volume total em torno de 600 mil unidades. A empresa ainda não divulgou detalhes sobre o segundo modelo planejado.
O modelo mais recente baseado na MEB é o Volkswagen ID. Buzz , que foi apresentado mundialmente na semana passada. A MEB também proporciona uma base de custos muito mais competitiva em comparação com outros veículos elétricos , devido à utilização de economias de escala em todo o mundo. Ela é fabricada principalmente nas instalações alemãs da Volkswagen Group Components em Braunschweig, Kassel e Salzgitter.
Para ajudar a alcançar o sucesso da eletromobilidade globalmente, a Volkswagen compartilha a MEB e outras plataformas do Grupo com empresas parceiras. A unidade de negócios "Platform Business" (Plataforma de Negócios) recentemente criada é responsável por essas parcerias.
A futura plataforma SSP da Volkswagen também será compartilhada com parceiros. Sua utilização por várias marcas e fabricantes foi levada em consideração desde o início de seu desenvolvimento.