Como nunca antes na história, os três finalistas no concurso de Carro do Ano no Mundo são elétricos. Além disso, dois deles estão confirmados para o Brasil, enquanto o terceiro poderá ou não ser oferecido no mercado nacional.
Dezenas (ou centenas) de modelos foram avaliados por 102 jurados especializados. São os vencedores Ford Mustang Mach-E e Kia EV6 (confirmados para o Brasil), bem como o Hyundai Ioniq 5 (que poderá vir).
O Ford Mustang Mach-E estreia inúmeras tecnologias. Vem com uma enorme tela central vertical de 15,5 polegadas, com cluster de 10,2”. O Mach-E está disponível com dois tamanhos de bateria: uma de 68 kWh utilizáveis e outra de 88,8 kWh, sempre montadas sob o piso do carro entre os dois eixos. A bateria menor promete autonomia de até 440 km, enquanto a maior chega a 610 km.
O Kia EV6 mostra que tem um futuro promissor pela frente. É o primeiro modelo da marca 100% elétrico e, de acordo com a fabricante, o carro é capaz de rodar até 500 km sem precisar de recarga, acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos na versão GT, e com sistema de 800 volts, sai de 10% para 80% de carga em meros 18 minutos, também conforme a Kia.
Leia Também
Na versão mais simples, o Kia EV6 tem 168 cv e bons 35,7 kgfm de torque já ao escostar o pé no acelerador. Com dois motores, tracioando as quatro rodas, chega-se nos 232 cv e ótimos 61,7 kgfm de torque.
No caso da versão esportiva GT , são 577 cv e brutais 75,5 kgfm de torque, com sistema de diferencial autoblocante, que ajuda a acelerar de 0 a 100 km/h em meros 3,5 segundos, tempo de supercarro a combustão.
Por último, temos o Hyundai Ioniq 5 , que está cogitado para vir, mas ainda não foi confirmado. Segundo a Hyundai, uma recarga de apenas 5 minutos poderá repor mais de 100 quilômetros de autonomia no Ioniq 5.
A capacidade completa da bateria do modelo da Hyundai ainda não foi revelada, mas deverá ficar em torno de 450 km. O modelo é aguardado com 309 cv de potência, força suficiente para atingir 100 km/h em apenas 5,2 segundos.