Veja os 10 lançamentos de carros mais esperados para 2022

Para quem gosta de carros, os lançamentos do mercado automotivo são bastante desejados, ainda mais quando a troca de carro está entre os planos para 2022. O iG Carros separou algumas novidades de destaque para aguardarmos e, assim, podermos acompanhá-las mais de perto. Veja dez delas a seguir.

Pulse Abarth

O Pulse deverá ter o 1.3 turbo de até 185 cv, podendo ganhar ainda mais potência com alguma preparação específica para o modelo Abarth. Suspensão, direção e freios também deverão ser recalibrados. A marca vai organizar diversos eventos dedicados aos clientes, aproveitando a chegada Formula 4 no Brasil, que usa os motores da marca.

Divulgação

Honda HR-V

Entre outras novidades que chegarão ao logo de 2022, deverá estar a versão híbrida do novo HR-V, com potência combinada de 131 cv e 25,8 kgfm. Na versão híbrida, o novo Honda HR-V é capaz de fazer até 18,5 km/l de gasolina, utilizando o motor 1.5 a gasolina e o elétrico alternadamente, de acordo com a fabricante. Com os dois motores funcionando a topo vapor é possível acelerar de 0 a 100 km/h em 10,6 s, diz a marca japonesa. A central multimídia, que finalmente terá uma tela de alta resolução e acesso à internet a bordo. Uma série de dispositivos de segurança também serão introduzidos no SUV.

Divulgação

Citroën C3

Com produção já iniciada em Porto Real (RJ), o novo C3 virá com central multimídia com integração sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e diversos porta-objetos espalhados pela cabine. Quanto aos motores, a expectativa é do uso do 1.6 flex que a marca manteve em linha na virada do Proconve L7 com algumas modificações e também do 1.0 Firefly, de três cilindros, que foi desenvolvido pela Fiat e calibrado agora também para o C3.

Divulgação

Chevrolet Equinox

A principal novidade no sistema multimídia multimídia do Chevrolet Equinox renovado será a chegada dos aplicativos Spotify e Alexa ao multimídia MyLink do veículo. No Equinox renovado, será possível acessar o conteúdo e os recursos dos aplicativos Spotify e da Alexa diretamente do multimídia MyLink, sem a obrigatoriedade do pareamento do sistema com um aparelho externo para fornecer sinal de internet.

Divulgação

Corolla GR

Chegará ao Brasil como hatch médio, com forte apelo esportivo, digno dos modelos de rali, com direito a um grande aerofólio na traseira, para-lamas alargados, câmbio manual e mais de 300 cv sob o capô. Tem mais, a tração do Toyota Corolla GR é integral e funciona de acordo com as condições de aderência do piso, podendo distribuir a força do motor entre os eixos na proporção de 60:40, 50:50 e até 30:70, conforme for necessário. Além disso, terá capô e portas de alumínio para redução de 87 kg.

Toyota Corolla GR

Kwid elétrico

Para conseguir maior autonomia, o Kwid elétrico que será vendido no Brasil vai receber o sistema de 27,4 kWh, o que ajudará a levar o carro a percorrer até 321 km sem precisar de recarga, de acordo com a Renault. Bom também que é a nível de potência do motor do Kwid elétrico ficará mais próximo dos 70 cv. O ponto para recarga está no meio da grade. Em uma tomada doméstica, são necessárias longas 14h para ter as baterias a 100%. Nos carregadores rápidos, chega-se a 80% da carga em uma hora.

Divulgação

Fiat Fastback

As versões de entrada devem contar com motor 1.0 turboflex da família GSE, desenvolvendo algo em torno de 120 cv de potência e 17 kgfm de torque. Para os pacotes mais caros, a Fiat deve apostar no motor 1.3 turboflex que equipa a Toro, entregando 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. O Fastback deverá ter câmbio automático em todos os pacotes. As versões mais sofisticadas ainda podem receber itens de segurança dos modelos Renegade, Compass e Toro, como alerta de saída de faixa, frenagem de emergência e alerta de colisão frontal.

Marcos Camargo e Caue Lira

Kia EV6

O Kia EV6 é o primeiro modelo da marca 100% elétrico e, de acordo com a fabricante, o carro é capaz de rodar até 500 km sem precisar de recarga, acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos na versão GT, e com sistema de 800 volts, sai de 10% para 80% de carga em meros 18 minutos, também conforme a Kia. Na versão mais simples, o Kia EV6 tem 168 cv e bons 35,7 kgfm. Com dois motores, tracionando as quatro rodas, chega-se nos 232 cv e ótimos 61,7 kgfm. No caso da versão esportiva GT , são 577 cv e brutais 75,5 kgfm para acelerar de 0 a 100 km/h em meros 3,5 segundos.

Divulgação

Mustang Mach E

O Ford Mustang Mach-E estreia inúmeras tecnologias. Vem com uma enorme tela central vertical de 15,5 polegadas, com cluster de 10,2”. O Mach-E está disponível com dois tamanhos de bateria: uma de 68 kWh utilizáveis e outra de 88,8 kWh, sempre montadas sob o piso do carro entre os dois eixos. A bateria menor promete autonomia de até 440 km, enquanto a maior chega a 610 km.

Divulgação

VW ID.4

A novidade 100% elétrica tem bateria capaz de armazenar até 77 kWh de energia, proporcionando autonomia máxima de 520 km. O motor elétrico posicionado no eixo traseiro gera força equivalente a 204 cv de potência. Sendo assim, pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, com velocidade máxima de 160 km/h. Além disso, poderá recarregar até 320 km de autonomia em uma unidade rápida em até 30 minutos. No carregador convencional, o ID.4 pode retomar 85 km na autonomia em cerca de uma hora.

Cauê Lira