Hyundai Ioniq 5 é eleito o Carro Mundial do Ano 2022

Modelo elétrico vence em mais duas categorias além da principal, pelo desenho e entre os eletrificados

Hyundai Ioniq 5:  três prêmios de uma vez só no Salão de Nova York (EUA), inclusive, na categoria principal
Foto: Divulgação
Hyundai Ioniq 5: três prêmios de uma vez só no Salão de Nova York (EUA), inclusive, na categoria principal

O Hyundai Ioniq 5 é o grande vencedor do concurso Carro Mundial do Ano, cuja premiação acontece no Salão de Nova York (EUA),que abre para o público entre os dias 15 e 24, mas já teve seus dias voltados para a imprensa. O modelo da marca foi escolhido como o melhor de 2022 por um juri de 102 jornalistas de 33 países diferentes.

Na reta final, o Hyundai Ioniq 5 superou dois principais concorrentes, também 100% elétricos:  Kia EV6 e Mustang Mach-E , ambos com passaporte carimbado para o Brasil.

O modelo da marca coreana vem com sistema elétrico de 800V e se destaca por qualidades como o espaço interno, desenho inovador, autonomia de até 480 km, bom desempenho e por poder ter 80% da recaga em carregador ultra-rápido, em apenas 18 minutos.

O elétrico da Hyundai pode vir com um motor na traseira ou com um em cada eixo. E será um dos ícones do segmento de elétricos da fabricante, que tem planos de lançar 17 modelos do gênero até 2030 , incluído os da divisão de luxo Genesis . A previsão da marca é que as vendas de carros 100% elétricos chegue a 1,87 milhão de unidades em menos de oito anos.

Entre as principais características d o Hyundai Ioniq 5 estão a distância entre-eixos de 3 metros, o inédito console central deslizante, utilização de materiais ecológicos e recicláveis, entre os quais fibras e couro que não afeta o meio ambiente, o que ajuda a despertar o interesse do consumidor ligado às questões da sustentabilidade.

Apesar do visual próximo ao de um hatch médio, o Ioniq 5 é um carro maior do que revelam as fotos. Com 4,635 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,605 m de altura, o novo crossover elétrico é 16 cm mais longo, 4 cm mais largo e tem praticamente a mesma altura do SUV médio Hyundai Tucson vendido atualmente no Brasil.

Outro destaque do Hyundai Ioniq 5 é a presença de tomadas elétricas, incluindo no exterior, que podem fornecer até 3,6 kW de energia, podendo alimentar de eletricidade um laptop ou até mesmo um patinete elétrico.

Na lista de equipamentos de segurança , o crossover elétrico conta com um pacote que inclui um HUD (Head-Up Display), direção semi-autônoma, frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção em faixa e detector de fadiga.