Antecipando a crise do petróleo de 1973, um ano antes com a abertura dos Jogos Olímpicos de Munique, a BMW lançava o 1602 , um cupê 100% elétrico , para comemorar a realização da competição.
Chamado de Elektro-antrieb
, que em tradução livre significa acionamento elétrico
, o 1602
laranja brilhante utilizava os recursos mais avançados da sua época.
Embaixo do capô, 12 baterias padrão de chumbo-ácido , pesavam 350 quilos e eram as responsáveis por fornecer energia para acionar o motor elétrico de 32kW de potência (o equivalente a 43 cv ).
Com isso, o 'Elektro-antrieb' conseguia atingir uma velocidade máxima de 100 km/h e acelerar de 0 a 48 km/h em 8,0 segundos. Uma curiosidade é que o 1602 elektro é único a ter um motor dianteiro, com layout de tração traseira.
O cupê é equipado com um inovador sistema de freios regenerativo, que gera eletricidade com a força das frenagens. Atualmente, o veículo está no acervo da marca, e eventualmente é incorporado a exposições no BMW Museum , na cidade de Munique, Alemanha, em plenas condições de funcionamento.