Toyota Yaris Sedan 0 km ou Corolla seminovo, por menos de R$ 100 mil?

Entre as fabricantes japonesas, a Toyota é a que tem a maior força, tanto no Brasil, quanto na maioria dos outros países. O Corolla é, nada mais, nada menos, que o carro mais produzido em toda a história, com mais de 43 milhões de unidades. Ainda que tudo esteja caro no Brasil, encontramos exemplares, da versão de entrada GLi, mais novos do que 2018 e com menos de 30 mil km. Seria ele melhor do que um Yaris Sedan de entrada 0 km? Vamos descobrir.

Equipamentos

O Yaris vem com com tela de 7 polegadas sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple Carplay e duas novas entradas USB na parte traseira. Já o Corolla conta com faróis e lanternas com LEDs contínuos, grade frontal com aberturas de ar mais estreitas e detalhes cromados. Por dentro, vem equipado com a central multimídia Touch 2, com tela de 4.2 polegadas, sensível ao toque e GPS embutido.

Divulgação

Segurança

O Corolla traz controles de tração e estabilidade, assistente de saída em rampas, sete airbags (frontais, laterais, cortina e um de joelho para o motorista). O “irmão” menor vem com controle de tração (TRC), estabilidade (VSC) e assistente de subida em rampa (HAC), bem como sete airbags (um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina).

Divulgação

Espaço e conforto

De cara, ambos são equipados com o câmbio automático CVT de sete marchas. Entretanto, o Corolla é mais espaçoso. Apesar de ser 1,5 cm mais baixo em relação ao Yaris, tem 20 cm a mais de comprimento, 4,5 cm a mais de largura e 15 cm a mais de entre-eixos. Isso contribui bastante para o espaço dos ocupantes. Curiosamente, o espaço para as malas é semelhante. O Yaris tem 473 litros, enquanto o Corolla tem 470 litros.

Divulgação

Economia de combustível

O Yaris faz 9 km/l (cidade) e 10,6 km/l (estrada) com etanol, ou 13 km/l (cidade) e 14,5 km/l (estrada) com gasolina. O Corolla, por sua vez, faz 7,8 km/l (cidade) e 9,2 km/l (estrada) com etanol, ou 11,4 km/l (cidade) e 13,2 km/l (estrada) com gasolina. Ambos os carros foram aferidos pelo Inmetro.

Divulgação

Desempenho

O Yaris vem equipado com o motor 1.5 de 110 cv e 14,9 kgfm. Com isso, acelera até 100 km/h em 12 segundos. O motor 1.8 bicombustível de 144 cv e 18,6 kgfm, do Corolla, garante aceleração até 100 km/h em 11 segundos. Ambos chegam aos 186 km/h.

Divulgação

IPVA

Em estados onde a alíquota é de 4% (como SP), o Yaris terá cobrança de R$ 3.876, enquanto o Corolla terá custo de R$ 3.711.

Divulgação

Seguro

A média de preços entre os perfis mais em conta e os perfis mais caros foi de R$ 4.069 para o Yaris e de R$ 4.918 para o Corolla.

Divulgação

Conclusão

O Yaris até modernizou com a chegada da linha 2023. Entretanto, não há de se negar que seu projeto existe desde que o Corolla seminovo, do nosso embate, ainda era produzido. A geração do “irmão” maior só foi mudar com a chegada da linha 2019. Para nós, fica claro que, apesar dos esforços, o Corolla é a melhor compra. Sua plataforma é mais refinada, oferece mais conforto para todos os ocupantes e anda mais. Por mais que o Yaris seja mais em conta no seguro e seja mais econômico, vale abrir mão disso para escolher o que, de fato, é o melhor conjunto.

Divulgação