Quando a Porsche ousou ao lançar o seu primeiro SUV Cayenne no final de 2002, os puristas quase "enfartaram", mas graças a essa ousadia, o modelo — juntamente com o Macan — está entre os maiores sucesso da marca alemã.
A sua principal rival, a Ferrari , continuou resistente perto de outras empresas que já haviam lançado seus representantes. Só agora, em 2022, a marca confirmou que vai finalmente apresentar o seu primeiro SUV, o Purosangue , em setembro.
Segundo a casa de Maranello, o SUV italiano será equipado com motor V12, ou pelas próprias palavras da Ferrari , ‘um modelo V12 puro’, ou seja, alimentado por um motor naturalmente aspirado e que deverá entregar mais de 800 cv.
A unidade será construída sobre uma nova plataforma de motor central-dianteiro (a mesma do modelo Roma ) posicionado atrás das rodas dianteiras. Para uma melhor distribuição de peso, a transmissão de dupla embreagem será instalada na parte traseira.
Enquanto o Purosangue representará cerca de 20% de todas as vendas, a série Icona e o novo SUV serão muito mais exclusivos. A Ferrari diz que limitará esses veículos a menos de 5% do total de entregas, enquanto os modelos da Série Especial, como o 812 Competizione / 812 Competizione A , responderão por aproximadamente 10% de todas as vendas.
Até 2026, 60% de todas as variantes da Ferrari terão motorizações híbridas e puramente elétricas, com os 40% restantes representados por carros movidos a combustão interna.
Royce, Aston Martin e Lamborghini na lista de marcas de ponta para ter seus próprios SUVs. A McLaren supostamente seguirá o exemplo até o final da década.
Apesar de se tratar de um modelo que remete aos SUVs, a Ferrari foge do termo de Sport Utility Vehicle. Em vez disso, ela classifica o Purosangue como como ‘FUV’, ou Ferrari Utility Vehicle.
Com a apresentação oficial marcada para acontecer em setembro deste ano, a previsão é de que as primeiras unidades cheguem às lojas somente em 2023, inicialmente nas européias, e depois nos demais mercados.