O Fiat 500 está comemorando 65 anos de existência e desde então, acumulou cerca de quatro milhões de unidades vendidas com o modelo original e mais de dois milhões após seu novo lançamento em 2007, totalizando mais de seis milhões de 500 comercializados.
O sub-compacto da Fiat foi o pioneiro em muitos aspectos, assim como o nosso 147. Pioneiro em sua essência, o modelo coleciona inovações, como ter sido o primeiro automóvel a oferecer sete airbags de série e a contar com a família de motores TwinAir de dois cilindros.
Tudo começou com o design clássico e icônico e é até hoje um importante personagem não só da história da Fiat, mas da indústria automotiva mundial. Inspirando mudanças desde 1957, o modelo resistiu ao tempo ganhando inovações como uma versão elétrica.
O ‘Cinquecento’ ou ‘Quinhentos’, já teve mais de seis milhões de unidades vendidas em mais de 100 países e acumula mais de 40 prêmios. Em 2017, com 60 anos, virou obra de arte definitivamente e entrou para o acervo permanente do MoMA (The Museum of Modern Art), em Nova York.
Entre as parcerias, o hatch teve dezenas de séries especiais, como a recente La Prima by Bocelli , com sistema de som refinado desenvolvido em parceria com o maestro Andrea Bocelli, além de séries como a Gucci (vendida no Brasil), Armani e Bvlgar i. Ele ainda deu origem a uma família que vem crescendo, com modelos como o 500X, o 500L e o 500 Abarth.
Idealizado por Dante Giacosa, foi lançado em 4 de julho de 1957, na Europa, após a Segunda Guerra Mundial. Assim, havia uma enorme necessidade de dar mobilidade às populações , mas poucos meios. A saída foi os automóveis pequenos e baratos – no preço, na produção e, sobretudo, no consumo de combustível.
O Fiat 500 trazia consigo um pequeno motor de 479 cm³ e dois cilindros com apenas 13 cv de potência . Com seus 3 metros de comprimento e 500 kg de peso, ele trafegava com desenvoltura pelas estreitas ruas europeias.
Em 1958 surgiu a versão Sport com motor mais potente e em 1959, o Nuova 500 C , uma versão cabriolet, a Giardiniera (SW) em 1960; a Nuova 500 F em 1965, que se tornaria a mais popular de todas as versões do modelo, com portas passaram a se abrir para trás, e, em 1968, a luxuosa Nuova 500 L , com detalhes cromados em toda a carroceria e interior em couro.
Até 1975, cerca de quatro milhões de unidades do Fiat 500 original foram produzidas na Europa. O sucesso foi tanto que, em 2007, quando seu lançamento completou 50 anos, foi reestilizado, unindo o autêntico padrão retrô à modernidade.
Ele voltou ao mercado com o mesmo espírito e jeito ‘cool’, mas com mais segurança, tecnologia e requinte. Vale dizer que mais de dois milhões de unidades do Fiat 500 relançado em 2007 já foram vendidas até hoje.
No Brasil, o modelo surgiria importado a partir de 2009. O 500 chegou bem equipado com itens como direção elétrica Dual Drive, ar-condicionado digital, sete airbags e ESP (sistema eletrônico de estabilidade).
Além desses itens, coube a ele tornar-se o primeiro Fiat vendido no Brasil com Hill Holder. Ele foi também o primeiro carro a oferecer sete airbags de série, a ter ESP avançado em todos os seus motores e estrear a família de motores TwinAir de dois cilindros Foi também o primeiro veículo a receber as 5 estrelas do EuroNCAP.
Novo 500e no Brasil
Em 2021, a terceira geração chegava ao Brasil. Desenvolvido sobre a nova plataforma Mini EV, ficou maior e mais completo e apenas na versão 100% elétrica visando uma mobilidade sustentável, urbana, conectada e autônoma, batizada de Fiat 500e.
Basicamente,o design é o mesmo com linhas icônicas do modelo clássico, apesar de ter crescido em tamanho. Muito tecnológico, o Fiat 500e conta com itens como o Co-Driver, formado pelo Sistema Avançado de Condução Assistida (ADAS) de última geração.
Além disso, traz ainda o F iat Connect Me , plataforma de conectividade que oferece mais conveniência, assistência e segurança, fornecendo toda a comodidade também por meio do smartphone, smartwatch ou assistente virtual (Alexa).
Com autonomia de até 320 quilômetros, o Fiat 500e tem motor elétrico que entrega 87 kW, o que equivale a 118 cv de potência a 4.200 rpm e torque de 22,23 kgfm. Isso faz com que o modelo necessite de apenas 9 segundos para atingir 100 km/h, e com uma retomada de 60 km/h a 100 km/h em 4,8 segundos.