Um dos carros de corrida mais famosos da Porsche, o 718 RSK foi um importante peso para o que a marca representa hoje em dia. O exemplar de 1959 que ilustra esta matéria é um de um total de apenas 34 unidades fabricadas e está sendo oferecido pela casa de leilões Gooding and Company.
Este 24º exemplar de 1959 conta número de chassi 718-024 e tem, em particular, o número 37 de corrida estampado nas laterais, uma prova legítima de que o modelo disputou nas 24 Horas de Le Mans , com o piloto americano Ed Hugus ao volante.
Ed Hugus também foi o primeiro proprietário do carro. Originalmente prata, ele o pintou nas cores tradicionais das corridas americanas, branco com listras e números azuis escuros, e batizou de Lucybelle III , em homenagem à esposa de seu sócio.
O carro, então, chegou às mãos de outro piloto de corrida, Don Ives, que o competiu em vários eventos SCCA e USAC , incluindo Pikes-Peak Hillclimb , durante o início dos anos 1960, e, mais tarde, passou pelas mãos de dois colecionadores particulares.
O carro parece exatamente como quando Hugus o competiu no final dos anos 50, graças a uma restauração completa de funilaria, mecânica, tapeçaria, entre outros detalhes.
O esportivo será leiloado em um evento em Pebble Beach, Califórnia, em agosto de 2022, e deve valer entre US$ 4,5 e US$ 5,5 milhões, algo em torno de R$ 24,5 a R$ 29,7 milhões, fazendo uma conversão direta.
O Porsche 718 RSK teve seu quinhão de vitórias no mundo das corridas. Depois de uma corrida incompleta em 1957, o 718 RSK venceu as classes S1.5 e S2.0 e terminou em terceiro e quarto na geral nas 24 Horas de Le Mans em 1958.
O clássico 710 RSK também conquistou o primeiro lugar em sua classe nas 12 Horas de Sebring , mas o que realmente provou seu valor no circuito de resistência foi um 1-2-3 no Targa Florio, na Sicília , no ano seguinte.