Ford Model T “Motor Caravan”  é considerado uma casa antiga sobre rodas e vai a leilão nos EUA
Divulgação - Bonhams
Ford Model T “Motor Caravan” é considerado uma casa antiga sobre rodas e vai a leilão nos EUA

O mundo dos motorhomes é muito mais antigo do que se imagina e confunde-se com a própria história do automóvel, mais precisamente da linha de produção com o Fordismo na qual a economia nele chegou a ponto de seu fundador Henry Ford utilizar a própria caixa de madeira das peças para usar no assoalho.

E por falar em aproveitamento de madeira e demais matérias-primas, algo muito comum quando a indústria automobilística mundial engatinhava, ainda no início da década de 1910, já surgiram adaptações destes veículos.

O próprio Modelo T da Ford é um exemplo que ilustra esta reportagem. Ao contrário do automóvel, é difícil identificar com precisão o primeiro motorhome oficial porque, antes das unidades de produção, esses “Campers” existiam na interseção entre os primeiros veículos, mas poucos sobreviveram a exemplo desta unidade de 1914.

Altamente colecionável, este Ford Model T “Motor Caravan” é considerado o mais antigo do mundo, pelo menos do que se tem notícia e que será vendido pela tradicional casa de leilões Bonhams.

Essa afirmação é discutível, pois a distinção pertence ao Pierce-Arrow Touring Landau de 1910, que é o primeiro RV a entrar em produção em série. Também conhecido como Pierce-Arrow 66 Touring Landau ou Pierce-Arrow Special Touring Landau , foi o primeiro motorhome a ser oferecido com banheiro e água corrente a bordo.

A “antiga casa móvel” oferece acomodações para dois viajantes com razoável conforto, condizentes para a época, considerando que era uma época em que até as estradas eram consideradas um luxo.

Ainda assim, este motorhome Modelo T é impressionante por seu tamanho e condição impecável, e também é único. Era assim que era viver na estrada antigamente, então pode ser classificado como o tataravô dos motorhomes premium de hoje.

O exemplar encontra-se em estado impecável e à procura de um novo dono e também tem uma peculiaridade, pois foi feito sob encomenda para Frank Bentall e sua família que pertenciam a aristocracia britânica cujo sobrenome levou a loja de departamentos de luxo  em 1867.

Para isso, um chassi Ford Modelo T foi estendido e reforçado para suportar o peso adicional. A carroceria, que é toda em madeira passou por um processo de restauração na década de 1970, quase todas as peças originais foram preservadas.

O motorhome ganhou vários prêmios

No anúncio feito pela Bonhams , cita que ele foi vendido na década de 1920 e “posteriormente abandonado” pelas próximas cinco décadas e logo depois comprado e restaurado num processo de durou quatro anos mantendo 95% das peças originais. Em 1976, inscrito no HCVC London-Brighton Run de 1976, onde ganhou vários prêmios, incluindo o Concours.

Na parte interna, além do quarto, há confortos básicos com uma mesa dobrável, um fogão a lenha para cozinhar e aquecer e assentos de couro macio na sala de estar principal. O banco de couro que serve como banco do motorista e passageiro pode girar para ficar de frente para o interior, transformando aquele espaço em uma sala. Os toques de luxo incluem cortinas de veludo verde para privacidade, ornamentos interiores ornamentados e até uma caixa de correio.

De acordo com informações no site da casa de leilões, o preço estimado está entre 20.000 e 30.000 libras esterlinas (R$ 120.000 e R$ 180.000 na taxa de câmbio atual) , mas o preço final será determinado em 10 de setembro, quando os lances ocorrerem.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!