A autonomia é vital para os carros elétricos . Cada vez mais as fabricantes pensam evitar desperdício energético. Os freios regenerativos , um dos principais auxíliares na tentativa de evitar o desperdício energético, já são mais do que conhecidos na BMW, que agora planeja utilizar a suspensão como geradora de energia.
O portal CarBuzz encontrou nos registros de patente da Alemanha o desenho de um novo sistema de suspensão que utiliza o movimento vertical das rodas ao passar por buracos ou quebra-molas para gerar energia .
Essa tecnologia é mais uma que proporciona aos usuários de carros elétricos mais autonomia, podemos ressaltar além dos freios regenerativos já citados, a tecnologia one-pedal , que permite que o condutor utilize apenas o pedal do acelerador para dirigir o veículo. Com baixa carga no pedal, os freios entram em ação automaticamente, regenerando energia para as baterias.
Ao passar por um obstáculo, as molas e amortecedores absorvem a energia desse movimento, e tentam dissipá-la para que a carroceria seja pouco afetada, permitindo uma condução mais confortável .
Nesse sistema da BMW , um gerador é instalado no chassi do veículo e conta com um disco que é conectado à uma “embreagem”, que por sua vez é ligada a suspensão através de atuadores, posicionados de forma similar a tradicional barra estabilizadora .
Quando a roda se move para cima, realizando o movimento de compressão da suspensão , o atuador se move junto com o sistema convencional. Mas, quando a roda volta à posição original, o atuador se mexe acoplado à “embreagem”, o que fornece energia para o gerador funcionar , e assim a energia chega às baterias.
O sistema só utiliza energia vinda do movimento de descompressão da suspensão (rebound), já que na fase de compressão, as molas não podem receber interferência em seu funcionamento , para evitar falha ao receber o impacto, e o tempo em que toda a ação acontece, é menor do que na fase de “retorno” do sistema.
Segundo a publicação, a energia gerada pode abastecer as tradicionais baterias de 12V , responsável pelos sistemas de ar-condicionado , multimídia , etc, como em um carro tradicional, e também a bateria do sistema de tração do veículo.
No caso da BMW , se essa tecnologia de fato vir a ser utilizada, a Série 7 híbrida, ou a versão elétrica i7 deverão ser responsáveis por promover a estreia do sistema.
Apesar de a ideia ser interessante , pensar em “ energia de graça ” usando o sistema não deve ser muito vantajoso, já que peças de suspensão costumam sofrer desgaste bastante acentuado ao longo da vida de um veículo.
Segundo o site Get BMW Parts , que comercializa peças originais da marca, um kit de amortecedor + as bolsas do sistema de suspensão a ar de um lado da 745e Xdrive 2022 custa US$ 2.152, ou R$11.240 na cotação atual.