Praças de pedágio no formato atual podem se tornar apenas uma lembrança do passado
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Praças de pedágio no formato atual podem se tornar apenas uma lembrança do passado

Um novo tipo de pedágio ganhou aprovação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no fim de 2022 e será implementado em breve. Chamado de Free Flow (fluxo livre, em inglês), o novo sistema de pedágio cobra a tarifa mediante ao trecho percorrido e não conta com praça de cobrança .

Esse sistema utiliza a placa do veículo e outros dispositivos para identificar o automóvel e registrar sua passagem pela rodovia e qual trecho foi percorrido

A resolução não deixa claro como acontecerá o pagamento da tarifa , informa apenas que será da responsabilidade da administradora da via realizar a cobrança, e que deverá haver formas de realizar o pagamento posteriormente na própria via . A resolução regulamenta também a possibilidade de cobrança automática, através das Tags de pedágio , já utilizadas atualmente.

O artigo 8º determina que o prazo máximo de pagamento da tarifa será de 15 dias , contados a partir do dia seguinte à passagem pelo ponto de detecção. O condutor que não realizar a quitação, irá receber multa grave de evasão de pedágio , que custa R$ 195,23 e adiciona 5 pontos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Segundo o Contran, a ideia do sistema é aumentar a vazão do trânsito das estradas, evitando congestionamentos nas praças de pedágio , além de realizar uma cobrança mais justa. 

Segundo concessionária, clientes sem Tag de pedágio poderão realizar o pagamento por Whatsapp, Pix e site
CCR RioSP/Divulgação
Segundo concessionária, clientes sem Tag de pedágio poderão realizar o pagamento por Whatsapp, Pix e site

Esse sistema já está presente de maneira experimental em algumas rodovias em São Paulo , e será implementado na BR-101 no Rio de Janeiro ( rodovia Rio-Santos ) no trecho entre as cidades de Ubatuba (SP) e Rio de Janeiro. O trecho é administrado pela concessionária CCR.

Os pontos de registros estarão inicialmente localizados em Itaguaí (Km 414), Mangaratiba (Km 477) e Paraty (Km 538), todas as cidades no Rio de Janeiro , e em caso de resposta positiva após o período experimental, o modelo será adotado em outras rodovias federais .

O sistema poderá utilizar as Tags para além de realizar o pagamento, registrar a passagem dos veículos, mas não se sabe se os modelos atuais serviriam para esse fim, ou precisariam ser substituídos.

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a identificação veícular através das placas é suficiente  para o sistema, e caso venha a existir um sistema de identificação complementar, a utilização deverá partir do usuário da via , com a concessionária apenas fornecendo a tecnologia necessária para possibilitar esses sistemas. 

A agência ainda acredita que caso o condutor decida aderir a esses sistemas eletrônicos de identificação, poderá receber descontos nas tarifas do pedágio , progressivos em relação a quantidade de viagens realizadas.

Ainda é muito cedo para definir se haverá descontos, visto que ainda não sabemos se as tarifas serão cobradas por km rodado na via, ou por trecho. Mais informações serão divulgadas conforme o processo de implantação for avançando.

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