Para emitir documentação digital, motorista precisa pagar IPVA e licenciamento
Serpro
Para emitir documentação digital, motorista precisa pagar IPVA e licenciamento

O início de ano é complicado financeiramente para diversos brasileiros, é necessário pagar IPTU , quem mora de aluguel pode ter variação no valor, quem tem filhos precisa comprar material escolar e quem tem carros precisa pagar o tradicional IPVA , que conforme o valor do carro, fica mais caro .

Recentemente, diversas startups e até mesmo bancos tradicionais passaram a ofertar opção de parcelamento para esse imposto. Tradicionalmente, o contribuinte pode pagar com desconto até o vencimento, e dependendo do estado, pode parcelar o tributo em em três ou seis meses , através desses aplicativos, o consumidor aumenta o prazo para até 12 meses

Uma dessas plataformas é o Gringo , um aplicativo que auxilia o motorista a pagar os débitos de IPVA e licenciamento do veículo em parcelas maiores do que os Detrans , além disso, os clientes ainda podem realizar serviços relacionados à documentação, além de contratar seguros.

O aplicativo já conta com mais de 10 milhões de usuários e baseado nos registros dos anos de 2021 e 2022, descobriu que os clientes preferem pagar o IPVA à vista , tentando se aproveitar de uma taxa maior de desconto. 

No estado de São Paulo, 65% dos proprietários de veículos preferiram pagar o IPVA à vista em 2022, quando o desconto foi de 9%. Esse número foi maior do que em 2021, quando 53% dos usuários realizaram o pagamento com desconto, que na ocasião foi de apenas 3% .

Em 2022, o pico de pagamentos ocorreu em 10 de Janeiro, data em que acontecia o vencimento da cota única para veículos com placa terminadas em 1. A maioria dos proprietários que optaram por realizar o parcelamento do tributo, realizaram o pagamento no período de três meses.

A expectativa é que o pagamento a vista siga sendo a forma preferida, mas alerta que o parcelamento deve ganhar mais representatividade, por conta do aumento do endividamento das famílias no Brasil.

A plataforma permite três formas de pagamento do IPVA: Pagamento em cota única à vista (com desconto concedido pelo governo), Pagamento da cota única (com o desconto concedido pelo governo) mas com a possibilidade de parcela em até 12 meses , além do pagamento parcelado tradicional oferecido pelos Detrans.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!