Peugeot 408 começará a ser comercializado em Fevereiro na Europa
Divulgação
Peugeot 408 começará a ser comercializado em Fevereiro na Europa

A Peugeot registrou no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o novo Peugeot 408 , seu modelo mais recente na Europa, que pode chegar ao Brasil em breve, auxiliando ainda mais a marca francesa na estratégia de eletrificação no mercado nacional.

O 408 é puramente um crossover , mas não entre SUVs e hatchbacks , como os SUVs pequenos se tornaram populares ao redor do mundo, ele traz elementos de carroceria de um sedã médio com o caimento de teto digno de um cupê de quatro portas.

Na versão europeia, o modelo mede 4,69 metros de comprimento , sendo 2,78m de distância entre os eixos , 1,5m de altura e 1,84 m de largura. Para efeito de comparação, ele possui comprimento próximo ao do 408 sedan vendido no Brasil entre 2011 e 2019.

Registro Peugeot 408 INPI
Reprodução
Registro Peugeot 408 INPI

O principal destaque do atual 408 na Europa é o visual. A atual linha de design francesa, que estreou por aqui no 208 , é repleta de vincos e recortes bem agressivos. Os LEDs simbolizando dentes de sabre estão presentes, o desenho da grade é similar ao encontrado no e-208 e e-2008 , mas dessa vez os elementos coloridos estão na vertical.

Chama a atenção também o novo logotipo da marca , não é mais apenas o leão solto como nos modelos nacionais, e sim um escudo com o desenho de um leão. No 408 europeu , além do escudo na dianteira, a marca também está estampada nas laterais, abaixo dos espelhos.

Na traseira, o caimento do teto chama a atenção, assim como a pequena tampa traseira e o para-choque avantajado de plástico de cor preta. As lanternas traseiras já foram vistas no 308 europeu. Olhares mais atentos irão notar o pequeno detalhe acima do vidro traseiro, são dois apêndices para melhorar o fluxo de ar do veículo, e que a Peugeot chama de orelhas de gato .

O interior segue a linha da marca com o i-Cockpit e seus elementos tridimensionais no painel de instrumentos e uma tela multimídia de 10 polegadas sensível ao toque. O modelo ainda pode ter teto panorâmico , oferecido como opcional.

Outro destaque do 408 é o porta-malas, que tem 536 litros de capacidade , e pode ser expandido para 1.611 litros após o rebatimento dos bancos e possibilita o transporte de objetos com até 1,89m de comprimento.

A motorização no velho continente pode ser o 1.2 PureTech de três cilindros que entrega 129 cv na gasolina e acoplado ao câmbio automático de 8 velocidades , alcança os 100 km/h em 10,4 segundos, mas dificilmente essa motorização seria oferecida por aqui.

Caso o modelo seja oferecido aqui deverá vir na opção híbrida plug-in que traz o motor PureTech 1.6 turbo  (Uma versão rebatizada do propulsor  THP ) com o auxílio de um motor elétrico de 81 kW . No velho continente há duas opções de potência, 150 ou 180 cv.

O que se sabe sobre o 408 é que desde os primeiros teasers sobre o modelo a Peugeot sempre anunciou o veículo como um modelo global , ou seja, será comercializado no maior número de mercados possíveis.

Considerando a nova estratégia da marca no Brasil de oferecer veículos eletrificados , não seria espantoso se o modelo chegasse na configuração híbrida , visto que a Peugeot não oferta nenhum carro com essa motorização

Na Europa , especula-se o desenvolvimento de uma variante exclusivamente elétrica , que iria fazer companhia ao e-208 e e-2008 , essa versão hipotética teria ainda mais chances de chegar ao Brasil, já que os 100% elétricos da marca são oferecidos por aqui.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!