A primeira coisa que passa pela cabeça de quem está pensando em alugar ou trocar de carro para usar no dia a dia, seja ele novo ou usado, ou seminovo , como queira chamar, é o consumo de combustível, mas além disso é preciso colocar na balança outros fatores primordiais.
“Quando falamos de carros econômicos, as visitas ao mecânico, preços com a manutenção, impostos anuais e a desvalorização pós-compra também devem ser levadas em consideração. A busca por esses modelos tem crescido muito entre os brasileiros, pois estamos vivendo em um momento de preços elevados e em uma época do ano que os gastos aumentam ainda mais”, explica Rodrigo Giraldi, Gerente de Operações da Kovi, startup de mobilidade que oferece carros por assinatura.
Para ajudar nessa decisão, resolvemos enumerar cinco dos principais fatores que precisam ser levados em consideração no momento da escolha do veículo que vão muito além do consumo de combustível. Se liguem!
1) Impostos anuais
Um veículo conta com dois impostos que obrigatoriamente precisam estar em dia para poderem circular: o licenciamento e o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) . Normalmente, este imposto equivale a 0,4% do valor venal do veículo . Caso o valor do carro seja alto, o valor do imposto também será.
Só para se ter uma ideia, a Secretaria da Fazenda de São Paulo divulgou o valor do maior custo de IPVA 2023 no Estado, considerado a região que mais cobra pelo imposto. O veículo é um Porsche 918 Spyder , de 2015, cujo valor de mercado em setembro de 2022 era de R$ 14,4 milhões. É a partir desse valor que se calcula o IPVA, que chegou a R$ 577.921,56 este ano .
Já no caso do licenciamento, o valor só é cobrado de acordo com cada Estado em que a placa do automóvel está registrada, e no prazo determinado pelo Detran.
2) Ano de fabricação
O ano de fabricação é outro fator importante quando se adquire carros econômicos, e que impacta diretamente no valor dos impostos citados acima e no preço pago pelo veículo . Como exemplo, um carro seminovo de até três anos de uso será mais vantajoso do que um modelo zero-quilômetro. Indo mais a fundo, alguns estados como Amapá, Rio Grande do Norte e Roraima, a isenção do IPVA é a partir de 10 anos da fabricação do veículo. Já Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe, com mais de 15 anos não são cobrados. Tem ainda os Estados do Mato Grosso (a partir de 18 anos), Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul (a partir de 20 anos), Santa Catarina e Tocantins (a partir de 30 anos), Alagoas (Isenção para veículos produzidos até 31 de dezembro de 2002) e, por fim, Minas Gerais (Isenção para carros com placa preta de coleção ou com valor histórico).
3) Seguro
Outro fator que pesa bastante e que é indispensável é o seguro. O valor varia de acordo com as características do carro como, por exemplo se o modelo é muito visado, se pertencem a uma categoria de utilitários, que geralmente custa mais caro, o ano do veículo, a idade do condutor, a região e o perfil que no caso do feminino, o seguro tende a ser mais em conta , devido ao baixo índice de acidentes no trânsito envolvendo esse público.
4) Potência do motor
O tipo de motor é o principal fator que vai contribuir para um menor ou maior consumo de combustível. A potência do motor é caracterizada pela quantidade de cilindradas, ou seja, o volume de combustível e de ar que os pistões do motor movimentam. Logo, quanto maior o número de cilindradas, maior será a potência e em contrapartida maior será o gasto de combustível.
Geralmente, os carros mais econômicos são os que possuem motor 1.0. O maior destaque são o Renault Kwid, Fiat Mobi e Chevrolet Onix Plus.
O Kwid 2020 pode rodar 14,9 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada com gasolina. Já com etanol, chega a fazer 16,3 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada, segundo o Inmetro. O Fiat Mobi , chega a fazer 13,8 km/l de gasolina na cidade e 16,4 km/l na estrada, com o etanol o consumo médio é de 9,6 km/l na cidade para 11,3 km/l na estrada. O Chevrolet Onix Plus com seu motor 1.0 turbo flex de três cilindros tem consumo médio na cidade com etanol de 10,1 km/l e, na estrada, 12,5 km/l. Já com o abastecimento com gasolina, o consumo na cidade chega a 14,3 km/l, e na estrada 17,7 km/l.
5) Cuidados com a mecânica
Ao escolher um veículo, é importante pesquisar se ele possui uma manutenção mais em conta no Brasil. Carros internacionais que não possuem fábrica no país tendem a ter uma manutenção mais cara pela dificuldade em encontrar peças compatíveis no mercado nacional, por exemplo.
E outro ponto chave para a economia do seu dinheiro investido é com relação às manutenções preventivas. Muitos acreditam que ignorá-las vai trazer benefícios para o seu bolso, mas só vai trazer prejuízos, pois poderá gerar um problema ainda mais sério não só com o seu dinheiro, mas principalmente com a segurança de todos.