Quando pensamos em carros mais baratos do Brasil , a frase pode soar um tanto quanto contraditória, levando em consideração que a faixa de preços destes modelos variam entre R$ 68 e R$ 70 mil.
Tomando como base os preços, listamos os três carros mais baratos vendidos no Brasil e o que cada um deles pode te oferecer de melhor. Vamos a eles?
1-) Fiat Mobi
Subcompacto por natureza, o Fiat Mobi foi lançado em 2016 com o up! na mira, mas sem ter uma construção tão sofisticada quanto a do VW, que saiu de linha por aqui em 2021 e, claro, sempre foi mais caro.
Atualmente, o Mobi é comercializado em duas versões: a de entrada Like e a topo de linha Trekking.
Com preço a partir de R$ 68.810,
o Mobi Like vem de série com ar-condicionado, direção hidráulica (seus rivais têm assistência elétrica), sensor de pressão dos pneus (TPMS), computador de bordo, vidros elétricos dianteiros one touch e travas elétricas, mas quando o assunto é segurança, oferece apenas os exigidos freios ABS e airbag duplo.
Ainda no capítulo segurança, outra crítica é o fato dos controles eletrônicos de estabilidade e de tração (com hill holder, aquele auxílio de partida em rampa que segura o freio do carro por uns segundos e facilita as arrancadas) fazerem parte de um pacote opcional de R$ 719. É algo que vem de série no Kwid e C3 .
Com nova calibração do motor na linha 2022, o consumo
com etanol é de 9,6 km/l
no perímetro urbano e 10,4 km/l
em trajeto rodoviário. Já rodando com gasolina, a média na cidade é de 13,5 km/l
e na estrada é de 15 km/l.
Embora já tenha contado com a opção do mais esperto e moderno motor 1.0 Firefly, o hatch só conta agora com o 1.0 Fire, o que o deixa para trás do Kwid em desempenho, mas nem tanto do C3.
O maior senão do Mobi é o espaço interno
. Os seus 2,30 metros de entre-eixos e o porta-malas de 235 litros não negam sua proposta urbana.
Ficha técnica
Versão: Like
Motor: 1.0, potência (75/ 73 cv) a 6.250 rpm e torque (9,9/ 9,5 kgfm) a 3.850 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 14 segundos
Preço: R$ 68.810
2-) Renault Kwid
Projetado para países emergentes, o Kwid surgiu inicialmente na Índia, em 2015, e, dois anos depois, chegou ao mercado brasileiro.
Recentemente, o modelo foi remodelado e ganhou mudanças na gama: perdeu a antiga versão de entrada Life,
desprovida de ar e direção assistida. Faz sentido, uma vez que os dois itens se tornaram indispensáveis no mercado. A Zen
agora é a versão mais barata da linha 2023. Entre os itens de série, ele traz ar-condicionado, direção elétrica, controles de estabilidade e de tração, e sistema start/stop, que desliga o motor quando o carro para e religa automaticamente quando ele volta a acelerar.
O resultado se traduz no menor consumo de combustível da categoria: 10,8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com etanol, médias que sobem para 15,3 km/l e 15,7 km/l com gasolina.
Um diferencial do Kwid é a oferta de série de quatro airbags, sendo dois frontais (obrigatórios) e dois laterais dianteiros. Nenhum dos seus rivais oferta mais do que dois airbags.
Além da segurança, outro ponto alto do Kwid é o desempenho, algo que não é mérito somente do propulsor, uma vez que o baixo peso é o principal responsável. O Renault
pesa apenas 820 kg, bem abaixo dos 967 kg do Mobi e dos 1.056 kg do C3.
Por outro lado, o espaço interno é limitado . Não tanto quanto o do Mobi, dado que o entre-eixos de 2,42 m e o porta-malas de 290 litros são bem melhores, mas é menor do que o do C3.
Ficha técnica
Versão: Zen
Motor: 1.0, potência (71/ 60 cv) a 6.250 rpm e torque (10/ 9,4 kgfm) a 4.250 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 13,2 segundos
Preço: R$ 66.590
3-) Citroën C3
O modelo em sua nova geração agradou em cheio, tendo como um dos seus fortes atributos a boa altura em relação ao solo , uma exigência cada vez mais requisitada com o mercado crescente dos “SUVs”, e tudo por menos de R$ 70 mil , algo difícil em carros com essa pegada crossover.
A opção de entrada Live desta terceira geração do hatch é dotada de motor 1.0 Firefly emprestado da Fiat com até 75 cv. O consumo? Na cidade: 12,9 km/l (gasolina) / 9,3 km/l (etanol) e na estrada: 14,1 km/l (gasolina) / 10,0 km/l (etanol) , segundo o Inmetro.
Mesmo que conte com o motor 1.0 Firefly da Fiat - as marcas fazem parte do grupo Stellantis -, o propulsor tem que lidar com o peso mais elevado do trio.
Em termos de equipamento, há ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros , assistente de partida em rampa com hill holder e indicador de troca de marcha.
Tal como o Mobi, o C3 oferece apenas dois airbags de série e controles eletrônicos de estabilidade e tração , ou seja, nada além das regulamentações, pois os projetos novos são obrigados a oferecer tais controles dinâmicos de fábrica.
Por outro lado, o espaço interno é o maior dos três. A plataforma mais moderna tem bons 2,54 m de entre-eixos, o suficiente para levar os passageiros de trás com maior conforto. Por sua vez, o porta-malas comporta 315 litros .
Ficha técnica
Versão: Live
Motor: 1.0, potência (75/ 71 cv) a 6.000 rpm e torque (10,7/ 10 kgfm) a 3.250 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 14,1 segundos
Preço: R$ 69.990