Desde a aquisição do Grupo PSA pela Fiat, que gerou a criação da Stellantis em 2021, as marcas francesas Peugeot e Citroën estão passando por uma grande mudança na sua estratégia, e o resultado já vem sendo sentido. Com 206.816 unidades comercializadas no ano passado na Europa, o 208 conseguiu desbancar o Volkswagen Golf após 15 anos de liderança.
As vendas do Peugeot
de entrada apresentaram crescimento de 5% em comparação com 2021, segundo o levantamento realizado pela Jato Dynamics. Entretanto, nem tudo é motivo de comemoração para a Peugeot, já que as vendas da marca registraram queda de 15% no volume total.
As 623.825 unidades comercializadas fizeram a marca do leão ser a quinta mais vendida em 2022, uma queda considerável, já que foram a segunda mais popular no continente em 2021 , entretanto, a Peugeot segue sendo a marca francesa mais vendida na Europa .
O segundo modelo mais vendido na Europa em 2022 foi o Dacia Sandero
, com 200.550 unidades, seguido pelo Volkswagen T-Roc com 181.153 unidades e o Fiat/Abarth 500, que emplacou 179.863 carros.
O Golf despencou da liderança para o quinto lugar, com um volume de 177.203 unidades, uma queda de 14% em comparação com 2021
. Apesar da queda do Golf, a Volkswagen se manteve como marca mais popular
, sendo a única a superar 1 milhão de unidades vendidas, mais precisamente 1.198.926, uma queda de 6% em relação a 2021.
A Toyota apresentou um crescimento de 7% no mercado do velho continente, pulando da terceira para a segunda posição na lista, assim como a Mercedes-Benz, que fechou o top-3, vindo da sexta posição.
Vale ressaltar o crescimento dos veículos chineses na Europa . A DR Automobiles , que originalmente é italiana, mas comercializa veículos da Chery rebatizados, emplacou 24.908 unidades, um crescimento de 197%.
Além da DR, a BYD também teve um crescimento de 282%, resultando em 4.083 unidades vendidas, emplacando mais que Bentley e ficando menos de 1.000 veículos atrás da Ferrari .
A Tesla teve o veículo mais vendido no continente em alguns meses, mas encerrou 2022 na 18ª posição, crescendo 38% em relação a 2021. O Model Y vendeu 138.128 unidades, seguido do Model 3 , com 91.684.
O mercado automobilístico europeu vem caindo a cada ano desde 2019, quando registrou 15,8 milhões de unidades emplacadas. No ano da pandemia, 2020, foram 11,98 veículos, mas mesmo após o Covid-19, as vendas não foram recuperadas. As 11,8 milhões de unidades de 2021 passaram a ser 11,31 mi em 2022.