O Golf é um dos modelos mais icônicos da história da Volkswagen , talvez só fique atrás do Fusca , modelo o qual ele sucedeu no mercado europeu. Após quase 50 anos de produção e 35 milhões de unidades fabricadas, a fabricante alemã continua contando com o lendário nome, e segundo Thomas Schäfer, CEO da Volks, uma nova geração chegará ao mercado, mas será exclusivamente elétrica .
Se atualmente a linha de elétricos da Volkswagen é marcada pela nomenclatura “ ID ”, há um certo temor entre entusiastas da marca sobre o fim de nomes clássicos como Golf e Polo da linha, durante a transição para a era eletrificada da marca.
A partir de 2033, os planos de Wolfsburg são de fabricar apenas carros elétricos no Velho Continente, e isso pode acarretar no desaparecimento de alguns nomes importantes da marca como o Passat, por exemplo, que foi produzido entre 1973 e 2022 na Europa , e segundo a imprensa europeia, a própria marca considera o ID.7, recém anunciado, como sucessor espiritual do Passat , mas não há nenhuma referência direta do sedan do passado no elétrico.
Em entrevista para a versão espanhola do portal AutoBild , o executivo afirmou que o Golf passará por uma reestilização em 2024, ou seja, será a atualização de meia vida da 8ª geração do hatch lançada em 2019, e afirmou que a nova geração do modelo deve ser elétrico .
“O Golf será atualizado agora em 2024, uma revisão do novo modelo. Estamos trabalhando com nosso portfólio para ver como suceder o Golf atual. Na minha visão, não terá motor a combustão, será um veículo elétrico.” Afirmou o executivo.
Em dezembro de 2022, o executivo afirmou para a Autocar que os clientes já entendem que a marca ID refere aos elétricos da Volkswagen , e que não será regra que todo ID seja complementado por um número. Atualmente, a linha ID é composta por ID.3 , ID.4 , ID.5 , ID.6 e ID.Buzz .
Shcäfer sabe do valor que os nomes da Volkswagen tem: “Temos marcas icônicas como Golf e GTI . Seria loucura deixá-las escapar. Seguiremos com a lógica de nomenclatura, mas com os modelos mais icônicos mantendo seus nomes.”
Portanto, um futuro ID.Golf é considerado internamente, inclusive coexistindo com o ID.3 . Sobre um eventual GTI , não se pode afirmar, já que as versões esportivas dos elétricos da Volkswagen são chamados de GTX .
A 7ª geração do Golf, produzida entre 2012 e 2018 na Europa, chegou a ter versões elétricas e híbridas plug-in, batizadas de E-Golf e Golf GTE, respectivamente, mas vale lembrar que eram tempos diferentes, e à época, a Volkswagen não contava com linha exclusiva de veículos elétricos .
Além da eletricidade, muitas marcas na Europa e a Toyota , já pensam no hidrogênio como alternativa para o futuro, mas Schäfer descarta a tecnologia nos carros da marca:
“O hidrogênio não é para nós. Não é competitivo, menos ainda para automóveis de passageiros. Os tanques [de hidrogênio] ocupam espaço no habitáculo, não faz sentido. Talvez em veículos comerciais, mas não em carros de passageiros. Não vejo essa tecnologia tendo sucesso nessa década, não na Volkswagen.” Concluiu o executivo, que também é responsável pelas vendas globais da Seat, Skoda e Volks.