Versões Minibus de 15 e 18 lugares são as mais caras da linha Transit
Reprodução/Ford
Versões Minibus de 15 e 18 lugares são as mais caras da linha Transit

Três meses após sua aparição no Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga ( Fenatran ) do ano passado, a Ford Transit chega oficialmente ao mercado brasileiro, e dessa vez, trazendo câmbio automático como carta na manga para liderar o segmento.

O utilitário chega mirando o topo do segmento de vans, e para isso, além do câmbio automático de 10 velocidades (vindo do Mustang , inclusive), a linha será complementada por um modelo de chassi e uma variante 100% elétrica , que ainda não tem data de lançamento.

As versões Minibus  (com 15 ou 18 passageiros), Vidrada (furgão com janelas, mas sem bancos traseiros) e Furgão Longo de teto alto , poderão ser configuradas com câmbio manual ou automático, e contarão com sistema start-stop , três modos de condução (normal, eco e slippery, para pisos escorregadios), tração traseira , e piloto automático adaptativo. O motor 2.0 EcoBlue , entrega 165 cv de potência e 39,7 kgfm de torque a partir de 1.750 rpm, e só aceita diesel.

Câmbio automático permite trocas manuais na alavanca
Reprodução/Ford
Câmbio automático permite trocas manuais na alavanca

Segundo a Ford, as variantes com câmbio automático custam R$ 274.500 na carroceria Furgão e R$ 298.200 na Minibus Vidrada. Já a Minibus 15 lugares sai por R$ 336.500, enquanto a Minibus 18 lugares custa R$ 358.900 .

A fabricante ainda afirma que alta quantidade de marchas da nova transmissão permite que o motor trabalhe sempre na faixa de eficiência máxima . Além disso, esta opção causa menos desgaste do motorista (que faz mais de 750 mil trocas de marchas por ano, segundo a Ford), e também tem manutenção mais econômica.

Ainda de acordo com a montadora, por não exigir troca do kit de embreagem , o custo de manutenção desse tipo de sistema é 70% menor , o que reduz também o número de paradas para serviço. Para isso, foram feitos mais de 6 milhões de km de testes ao redor do mundo de 3 mil horas de avaliações de calibração em laboratório e condições reais de uso no Brasil com a nova transmissão.

Interior já traz central multimídia com câmera de ré de série
Reprodução/Ford
Interior já traz central multimídia com câmera de ré de série

De série, a Nova Ford Transit oferece modem de conectividade de fábrica , que permite receber alertas preventivos e agilizar o atendimento caso seja necessário, além de gerar relatórios com indicadores para o gestor do negócio, localizar o veículo e agendar os serviços na concessionária.

Somado a isso, a Transit conta com controle de estabilidade e anticapotamento; controle de carga adaptativo; estabilização de vento lateral; assistente de partida em rampa;  multimídia Sync Move  com tela de oito polegadas, Android Auto e Apple CarPlay;  câmera de ré e sensor de estacionamento; assistência autônoma de frenagem; controle de cruzeiro adaptativo e estribo lateral elétrico, para facilitar o acesso.


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