Nova geração da Ford Ranger tem visual inspirado na F-150
Ford/Divulgação
Nova geração da Ford Ranger tem visual inspirado na F-150

O mercado de picapes segue aquecido no Brasil. Se no primeiro semestre a estrela da Ford é a F-150 , na segunda metade de 2023 será a vez da nova geração da Ranger . O modelo já foi flagrado em testes por aqui no final do ano passado, e agora a empresa norte-americana registrou algumas peças no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O modelo em si não foi registrado, pelo menos por enquanto, mas a patente dos acessórios mostra que a Ford garante a propriedade sobre o desenho dos faróis , para-choque e grade , sendo que neste último, existem dois formatos, um mais simples, com o logotipo azul oval no centro, e outro mais invocado, com a escrita Ford bastante pronunciada. 

Ford Ranger Raptor conta com quase 400 cv de potência e deverá incomodar a Ram Classic
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Ford Ranger Raptor conta com quase 400 cv de potência e deverá incomodar a Ram Classic

Essa segunda opção equipa a versão  Raptor , a mais “esportiva” da gama da Ranger. Esta variante nunca foi oferecida no Brasil, mas os kits de conversão visual são disponibilizados no mercado paralelo. Até o momento, já foi confirmado que a versão Raptor chegará para o mercado argentino .

Além disso, os faróis registrados contam com lâmpadas halógenas simples , que provavelmente irão equipar as Rangers de entrada, com foco no trabalho pesado.

A nova geração da Ranger foi desenvolvida em parceria com a Volkswagen e, além da picape da Ford, a plataforma dá origem à nova geração da Amarok . Entretanto, o acordo de cooperação entre as fabricantes não permite que o modelo da VW seja oferecido por aqui.

Até visual traseiro da nova geração da Ranger passa a impressão de uma picape maior e mais robusta que a geração atual
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Até visual traseiro da nova geração da Ranger passa a impressão de uma picape maior e mais robusta que a geração atual

A representante da Ford já é oferecida na Austrália, por exemplo, e conta com até sete versões . Por aqui, os motores oferecidos devem ser o 2.0 turbodiesel com duas turbinas, capaz de gerar 209 cv e 51 kgfm de torque acoplado a um câmbio automático de 10 velocidades .

A opção Platinum , pelo menos no mercado australiano, oferece um motor V6 3.0, também turbodiesel , que entrega 244 cv de potência e 61 kgfm de torque, sempre com transmissão automática de 10 marchas e tração é 4x4 “Full-time”.  Para efeito de comparação, o motor 2.0 é mais potente do que o 2.8 turbodiesel da Hilux , por exemplo, mas, oficialmente, não há ainda informações sobre a motorização da Ranger que será vendida por aqui.

A Raptor  também utiliza um motor V6 3.0, mas recalibrado para gerar 397 cv de potência e 59,4 kgfm de torque. Já as configurações equipadas com motor 2.0 têm tração 4x2, com a 4x4 sendo ativada sob demanda.

Central multimídia das versões topo de linha já é equipada com quarta geração do SYNC e tem formato inspirado no Mustang Mach E
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Central multimídia das versões topo de linha já é equipada com quarta geração do SYNC e tem formato inspirado no Mustang Mach E

Na parte interna, a nova picape da Ford evoluiu bastante em relação à geração que é comercializada no Brasil. De série, a picape já conta com central multimídia de 10,1 polegadas sensível ao toque, que cresce para 12” nas variantes de topo de linha. As versões Platinum e Raptor , além da central maior, oferecem ainda cluster digital de 12,4 polegadas.

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