 
                        A Audi lançou no Brasil dois modelos derivados do A5 Sportback : o Carbon Edition , edição limitada a 50 carros, e o RS5 Sportback Competition Plus , versão voltada para a pista do cupê de quatro portas. A marca também confirmou a chegada do Q6 e-tron ao nosso mercado em 2024, mas o SUV elétrico ainda não foi revelado oficialmente.
                      
Vamos começar pelo                       A5 Sportback Carbon Edition
. Vendida a R$ 397.990, a edição é baseada na                       configuração S-Line
, mas traz características de estilo que as diferenciam do carro original. Para fazer valer o nome, há vários detalhes em                       fibra de carbono
, entre eles as                       capas dos retrovisores e o spoiler na tampa do porta-malas
. Emblemas e logos são pintados em preto brilhante e as pinças de freio vermelhas e as rodas aro 19 são exclusivas. No console, uma plaquinha com numeração de 1 a 50 deixa claro que essa é uma tiragem limitada. Para completar, o símbolo das quatro argolas foi inserido nas portas traseiras, um toque que lembra os antigos                       Quattro
 dos anos 80.
                      
São de série: ar-condicionado de três zonas; bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; controle de cruzeiro adaptativo; faróis e lanternas inteiramente de LEDs; e teto solar elétrico, todos itens já disponíveis no modelo convencional. Em adição a esses itens, a                       Carbon Edition
 adiciona: as                       rodas aro 19 da Audi Sport
; acabamento interno em preto brilhante; bancos em                       couro do tipo Napa
 com o logo S estampado; teto moldado em tecido na cor preta; espelhos retrovisores rebatíveis eletricamente; além dos já citados. O único opcional é o                       sistema de som premium da grife Bang & Olufsen
,                       extra que adiciona à conta R$ 9 mil.
 
                        
                      
Uma coisa que não mudou foi a mecânica. O carro se vale do mesmo                       2.0 turbo de 204 cv entre 4.475 rpm e 6.000 rpm e 32,6 kgfm de torque das 1.450 rpm às 4.475 rpm.
 A tração é dianteira e o câmbio é o automático de dupla embreagem e sete marchas. A despeito de não ter mudado mecanicamente, o                       cupê de quatro portas
 tem desempenho bem afinado e vai de zero a 100 km/h em 7,2 segundos. Apenas a                       velocidade máxima de 210 km/h
 parece relativamente baixa, embora seja necessário lembrar que é desempenho de sobra para andar dentro dos parâmetros legais.
 
                        
                      
Bem acima em desempenho, o                       RS5 Sportback Competition Plus
 é a configuração mais brutal da linha                       A5
. E isso vale até para os R$ 849.990 pedidos para levar um desses para casa. Como na versão                       Plus,
 o superesportivo se vale do motor V6 2.9 turbo de 450 cv entre 5.700 rpm e 6.700 rpm e 61,1 kgfm disponíveis em uma faixa que vai dos 1.900 aos 5.000 giros. 
                      
Para gerir toda essa força, o                       câmbio automático é o conhecido - e competente - ZF de oito marchas
. A tração nas quatro rodas garante que todo esse fôlego seja repassado para o solo sem destracionar, o que é traduzido em uma arrancada de zero a 100 km/h em 3,8 segundos, 0,1 s a menos que o                       RS5
 original. Por sua vez, a velocidade máxima chega aos 290 km/h, 10 km/h a mais do que o seu parente de linha. 
 
                        
                      
Entre as mudanças, a suspensão é mais baixa e há também a versão                       Track
, que se diferencia por ter bancos conchas de fibra de carbono com ajustes manuais, diferentemente dos assentos elétricos envolventes do Plus convencional.
                      
Engana-se quem pensa que o preço para por aí. Ainda há alguns opcionais, tais como                       pintura Audi Exclusive (R$ 57 mil), freios de carbono cerâmica (R$ 67 mil) e pneus Pirelli P-Zero Corsa (R$ 5 mil),
 sendo que estes dois últimos são vendidos em dupla, um depende do outro. 
 
                        
                      
Para fechar, o fabricante confirmou que o                       SUV elétrico Q6 e-tron chegará ao Brasil em 2024.
 Ainda não há muitos dados sobre o carro, uma vez que ele sequer foi apresentado, mas o pessoal da                       Audi
 afirma que a autonomia ultrapassa os 600 km - a questão é se isso valerá sob os parâmetros rígidos das novas regras do Inmetro.
                      
                    
 
                    