O termo cavalo de potência , também chamado de cavalo-vapor (cv) ou, em inglês, horsepower (hp), se refere à potência de um motor. Tudo começou em 1768 quando o engenheiro escocês James Watt inventou uma máquina a vapor que tinha como propósito transportar carvão do interior da mina até a superfície. Antes do motor a vapor, o serviço era feito por cavalos que, com o auxílio de um sistema de cordas e roldanas, puxavam baldes cheios de carvão. Dessa forma, nada mais justa a associação da força das máquinas com a dos equinos.
O engenheiro colocou os cavalos em uma esteira para que ele pudesse medir a energia gerada dos animais: daí o motivo do “cavalo” de potência. A medição foi feita com base na força que um cavalo gerou em 1 segundo para conseguir levantar um objeto de 75 kg
a uma altura de 1 metro. A resposta encontrada por Watt foi que os cavalos geram cerca de 745,7 Watts,
o que ficou conhecido como 1 horsepower (hp), ou cavalo-força
. Mas no Reino Unido se utiliza o sistema imperial de medição, ao contrário da maior parte do mundo que utiliza o sistema métrico. Na Alemanha nasceu o “Pferdestärke” (PS
), que apesar de parecer complexo, significa cavalo de potência e é a conversão de um sistema para o outro. Simplificando os cálculos matemáticos, um PS representa 735,5 Watts
ou seja, 1,0139 hp
. Por se tratar de uma palavra muito complexa, o Pferdestärke foi adaptado na França, onde virou “cheval-vapeur”, ou cavalo-vapor
(cv) em tradução livre.