O golpe tá aí! Desconfie de serviços automotivos dados como “cortesia”

A prática da “empurroterapia”, em muitas vezes, é oferecida como forma de venda casada de serviços desnecessários e que certamente só visam o lucro de oficinas e centros automotivos. Reunimos algumas das principais cortesias vindas destes estabelecimentos para você passar longe.

Amortecedor “vazando” óleo

Alguns “profissionais” espirram óleo nos cilindros dos amortecedores só para simular um vazamento, obrigando o cliente a ter de trocar o kit. Fique de olho, pois os amortecedores foram feitos para durar muitos e muitos quilômetros sem precisar de manutenção ou mesmo a troca.

Reprodução

Roda “empenada"

Para “forjar” a roda empenada, os alinhadores cortam um pedaço de contrapeso de chumbo - destinado para fazer balanceamento - e colam na área interna das rodas, próximo à área dos parafusos, só para quando colocar na máquina, a roda girar fora do alinhamento. Com isso, alegam ao cliente que precisa desempená-la só para ganhar em cima.

Reprodução

Cambagem

A cambagem (ajuste da inclinação das rodas do veículo em relação a um plano vertical, visando controlar seu rolamento) não é uma prática comum, mas que, infelizmente, a minoria de oficinas tenta empurrar este serviço só para faturar mais.

Reprodução

Higienização do ar-condicionado

Alguns centros automotivos “dão” a higienização do ar-condicionado com o propósito eliminar vírus e bactérias. Acontece que nem sempre estes produtos têm efeito anti-viral e anti-bactericida, o que, na prática, só vai servir para eles ganharem mais com a mão-de-obra.

Divulgação

Troca do óleo do câmbio automático

O assunto é polêmico, mas vale respeitar sempre a recomendação de cada fabricante automotivo. Algumas oficinas insistem em oferecer a troca do óleo do câmbio automático, mas além de gastar mais, há casos de problemas no sistema, após o serviço.

Reprodução

Limpeza dos bicos injetores

A limpeza preventiva só pode ser feita respeitando o plano de manutenção periódico das montadoras que consta no manual do veículo. Antes disso, só deve ser feita, caso perceber perda de potência e aumento de consumo de combustível. Do contrário, dispense!

Divulgação

Veja mais Top Stories