![Alguns países europeus já falam sobre banir carros a combustão, enquanto os carros elétricos ainda são Alguns países europeus já falam sobre banir carros a combustão, enquanto os carros elétricos ainda são](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/0y/ah/u9/0yahu9z2xwjg2wux012m60t05.jpg)
Qual veículo compensa mais? Flex, híbrido plug-in, híbrido convencional ou 100% elétrico? Segundo o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite , a escolha deverá ser tomada pelos consumidores.
"Antes de falar sobre o futuro da mobilidade e qual tecnologia vai prevalecer, a gente precisa saber que vivemos em um país eclético. O desafio da indústria passa primeiro pelo desejo do consumidor. A figura mais importante desse processo é o consumidor. Se ele quiser o carro elétrico puro, ele vai ter, independente da vontade do governo e das montadoras. Caso ele ache por bem o carro híbrido a etanol, ele vai ter", afirmou durante o painel da Anfavea no Electric Days.
![Márcio de Lima Leite é Presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores Márcio de Lima Leite é Presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/ec/o0/wi/eco0wi41e8birs7fdrkq9a9v1.jpg)
O Brasil ainda não tem um plano de eletrificação da frota, e atualmente, as marcas são quem definem suas estratégias, por exemplo, a Volvo só oferece veículos híbridos ou elétricos, a Renault conta com modelos flex e 100% elétricos e a Chery oferece modelos de todas as opções de motorização para seus clientes.
O vice-presidente da Ford para a América Latina, Rogelio Golfarb, pressionou o governo brasileiro pela definição de um futuro para a eletromobilidade no país:
“O mundo está fazendo a transição para a eletromobilidade e o mais dramático nisso é que estamos atrasados. É urgente uma visão estratégica para o Brasil na questão da eletromobilidade. Porque as coisas estão acontecendo muito rápido, com um alto volume de dinheiro, não para 2035 e sim para 2025. Nós temos grandes oportunidades, mas precisamos nos organizar.”
![Ford Mustang Mach-E será o primeiro carro 100% elétrico da Ford no Brasil Ford Mustang Mach-E será o primeiro carro 100% elétrico da Ford no Brasil](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/3q/ni/go/3qnigogayqf07l4td0penx5df.jpg)
Para a Anfavea, os biocombustíveis não podem ser deixados de lado na discussão, afinal, são aliados no processo de descarbonização, e já contam com uma grande infraestrutura, apesar de não ser perfeita.
"Os biocombustíveis têm um papel tão relevante que poucas vezes a gente se dá conta de que temos uma frota com mais de 40 milhões de veículos no Brasil. E, mesmo sendo envelhecida, nós temos (carros a etanol) o equivalente a oito milhões de veículos elétricos rodando no Brasil em termos de descarbonização", afirmou o executivo durante o Electric Days.
Um planejamento estratégico de transição energética pode além de reduzir a poluição das cidades a longo prazo, incentivar a inovação na indústria nacional e reduzir a dependência do mercado estrangeiro.
![GWM é de origem chinesa, mas já possui fábrica no Brasil para produzir seus veículos híbridos GWM é de origem chinesa, mas já possui fábrica no Brasil para produzir seus veículos híbridos](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/d6/1x/fu/d61xfuck0ay2lab39306sddy2.jpg)
Na última semana, a Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado iniciou a discussão de incentivos necessários para o crescimento da adoção da mobilidade elétrica.
Há muita oportunidade neste sentido para a indústria brasileira crescer. O desenvolvimento de baterias para carros elétricos de baixo custo e com alta densidade energética pode ser um ativo muito importante para o setor automotivo nacional, com alto potencial de exportação, visto que, as baterias são os itens mais caros de um carro elétrico, e muitas fabricantes visam reduzir os custos de produção desses modelos.