Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen, anunciou nesta semana que a próxima plataforma para os carros elétricos do conglomerado alemão chegará ao mercado em meados de 2026.
A plataforma SSP será capaz de servir de base para modelos compactos mas também para SUVs grandes e luxuosos, permitindo uso em veículos de todas as marcas do grupo, de Skoda a Bentley e Lamborghini .
“A arquitetura SSP irá balancear a necessidade de escala e padronização com a diferenciação da velocidade. A plataforma corresponde a 75% dos custos de materiais de um carro elétrico, portanto, são chaves para a lucratividade no futuro.” Afirmou o executivo em entrevista para a Autocar.
Um dos fatores mais importantes sobre carros elétricos é a duração da bateria e o tempo de recarga. Atualmente, a plataforma MEB permite recargas de 10 a 80% em 35 minutos, e a expectativa é que passem a ser de apenas 12 minutos com a nova arquitetura.
Segundo a imprensa europeia, Volkswagen, Audi e Porsche ficarão encarregadas de fazer os ajustes finais na plataforma SSP, com a VW pensando em mercados de entrada, Audi focando em segmentos intermediários e a Porsche direcionando o desenvolvimento para versões mais esportivas e luxuosas.
A plataforma MEB serve de base para modelos elétricos de Volkswagen, Audi, Cupra, Skoda e do Ford Explorer EV, a Porsche foi responsável pela plataforma J1, que é utilizada por Taycan e Audi E-Tron GT.
A nova arquitetura contará com autonomia de nível quatro, que permite que o condutor escolha entre condução manual ou autônoma.
Até o lançamento da SSP em 2026, a VW prepara a atualização para a plataforma MEB, chamada de MEB+, que permite mais autonomia para os modelos atuais e também a PPE (Plataforma Premium Elétrica, na tradução), de responsabilidade de Audi e Porsche, programada para o fim deste ano, nos cenários mais otimistas.
Vale lembrar que o antigo CEO do Grupo VW, Dieter Hess, havia anunciado em 2021 que a plataforma só chegaria ao mercado em 2030, mas a nova gestão do conglomerado parece que vai antecipar os planos.