![BYD Seagull faz sucesso na China, e vendeu 14 mil unidades em um mês BYD Seagull faz sucesso na China, e vendeu 14 mil unidades em um mês](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/27/sg/ny/27sgny86wfr7esym0j2rm6yvg.jpg)
A chinesa BYD registrou no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o design do Seagull , seu menor carro elétrico, que pode estar no radar de lançamentos para o Brasil, e tem chances de estremecer o segmento.
O veículo foi lançado este ano na China, com preços entre R$ 50.110 e R$ 61.000 em conversão direta. A BYD já confirmou para o Brasil a importação do SUV elétrico de 1.000 cv , e com o registro do subcompacto, pode fazer a linha nacional ficar similar à chinesa.
![BYD Seagull nos registros do INPI BYD Seagull nos registros do INPI](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/2m/8q/jp/2m8qjp08xim79p5h7sqjlcn8l.jpg)
Com desenho apostando em linhas retas e ângulos bem pronunciados, o subcompacto mede 3,78 metros de comprimento , 1,71 m de largura e 2,5 m de distância entre-eixos , tendo dimensões um pouco maiores que o Renault Kwid E-tech e o Jac E-JS1 . O Kwid elétrico é oferecido atualmente por R$ 149.990, enquanto o Jac sai por R$ 145.900.
O Seagull (Gaivota, em inglês) compartilha plataforma com o SUV Yuan Plus e com o Dolphin (Golfinho), que deve chegar ao Brasil em breve e já foi flagrado rodando sem camuflagem por Campinas, segundo o portal Use Elétrico .
O Seagull é o elétrico mais barato oferecido pela marca na China e deve ocupar o mesmo posicionamento no Brasil. Considerando os impostos de importação, o modelo deve ser oferecido por cerca de R$ 150 mil , ou até mesmo um pouco mais caro.
![Apesar de parecer muito pequeno, BYD Seagull é pouco maior que o Renault Kwid Apesar de parecer muito pequeno, BYD Seagull é pouco maior que o Renault Kwid](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/a9/cb/a3/a9cba3f2j9dle57bv5wgzywu9.jpg)
O que pode encarecer o Seagull é a oferta de equipamentos, lista que conta com airbags laterais, controle de estabilidade e até assistente de estacionamento.
As versões topo de linha na China trazem ainda controle de cruzeiro adaptativo (piloto automático), frenagem de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito e alerta de saída de faixa.
Seus rivais por aqui oferecem apenas controle de estabilidade e sensor de estacionamento, com o Jac E-JS1 contando com apenas dois airbags, enquanto o Kwid já oferece airbags frontais e laterais.
![Cabine se destaca por central multimídia e estofado em duas cores Cabine se destaca por central multimídia e estofado em duas cores](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/de/z0/cu/dez0cu2y8rt3cxms4cwsr252d.jpg)
A cabine será similar à já vista por aqui no Yuan Plus, já que compartilham a mesma plataforma e também fazem parte da mesma “família”. Os modelos utilizam o mesmo volante e o mesmo padrão com uma tela 7 polegadas para as informações principais e uma 11 polegadas para a central multimídia , que pode ser posicionada tanto na vertical quanto na horizontal.
O compacto conta com um motor elétrico capaz de entregar 55 kW (74 cv) de potência e 13,7 kgfm de torque. As baterias têm capacidade de 30 ou 38,8 kWh, com autonomia entre 305 km e 405 km . Vale ressaltar que esse alcance é medido pelo padrão chinês, conhecido por ser um dos mais otimistas, e, considerando o novo padrão de medição do Inmetro , esses valores devem ser bem mais baixos por aqui.
Para efeito de comparação, o Kwid E-Tech tem apenas 65 cv de potência, e suas baterias de 26,8 kWh oferecem até 185 km de autonomia no ciclo PBEV do Inmetro.
É capaz de que o Seagull seja o principal lançamento da marca para 2024, já que, até o momento, o modelo ainda não foi flagrado em testes por aqui.