Uma das principais fabricantes a apostar em veículos híbridos , antes mesmo dos anos 2000, a Toyota planeja eletrificar a Hilux . Para pôr sua tecnologia à prova, a marca levou ao Quênia , na África, uma Hilux equipada com o sistema mild-hybrid (híbrido leve) e aproveitou a etapa do mundial de rally para demonstrar ao público como é o seu futuro lançamento.
O modelo em questão era baseado na versão GR-Sport e estava equipado com o já conhecido propulsor 2.8 turbodiesel , mas com o auxílio de um sistema elétrico de 48V , que consiste em uma bateria pequena e um gerador de energia que substitui o alternador , responsável por recarregar as baterias para auxiliar o motor a combustão.
Em média, esse sistema pode proporcionar 10% de economia de combustível e não é novidade no mercado. Diversas fabricantes utilizam esse sistema por sua aplicação ser mais simples e mais barata do que um sistema híbrido convencional .
O responsável pela demonstração foi o finlandês Juha Kankkunen , tetracampeão mundial de rally e vencedor pela Toyota em 1993. O piloto ainda afirmou que os veículos híbridos são ideais para o mercado africano:
“Acredito 100% que esse tipo de veículo irá atender a África muito bem. Muitos trajetos são bem longos, o que torna a recarga de carros elétricos muito difícil. Eles proporcionam economia de combustível, o que significa menos CO2. Isso é o futuro.”
Entretanto, a desvantagem é que, no sistema mild hybrid , a bateria não consegue muita autonomia para mover o carro somente com energia elétrica por longas distâncias, e sua principal função é auxiliar o motor a combustão em ultrapassagens ou situações de baixa velocidade.
No Brasil, a Toyota oferece modelos híbridos de verdade, com as baterias podendo mover Corolla , Corolla Cross e RAV4 de maneira totalmente elétrica, embora a curtas distâncias. Não há ainda confirmação de quando a Hilux híbrida chegará ao nosso mercado.
Considerando o passado da Toyota em eletrificação, a marca só deve trazer a versão híbrida convencional para alinhar a picape aos modelos já oferecidos e proporcionar aos clientes uma tecnologia já conhecida. Entretanto, isso só deve acontecer no fim da década, com a chegada da nova geração da picape.
Atualmente, a única picape híbrida do país é a Maverick
, oferecida pelo mesmo preço do valor da versão convencional, mas fabricantes como a chinesa GWM
já planejam oferecer uma picape eletrificada em breve, o que pode obrigar a Toyota
a adiantar seus planos.