Protótipo da versão híbrida se destaca por conta dos adesivos chamativos
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Protótipo da versão híbrida se destaca por conta dos adesivos chamativos

Uma das principais fabricantes a apostar em veículos híbridos , antes mesmo dos anos 2000, a Toyota planeja eletrificar a Hilux . Para pôr sua tecnologia à prova, a marca levou ao Quênia , na África, uma Hilux equipada com o sistema mild-hybrid (híbrido leve) e aproveitou a etapa do mundial de rally para demonstrar ao público como é o seu futuro lançamento.

O modelo em questão era baseado na versão GR-Sport e estava equipado com o já conhecido propulsor 2.8 turbodiesel , mas com o auxílio de um sistema elétrico de 48V , que consiste em uma bateria pequena e um gerador de energia que substitui o alternador , responsável por recarregar as baterias para auxiliar o motor a combustão.

Em média, esse sistema pode proporcionar 10% de economia de combustível e não é novidade no mercado. Diversas fabricantes utilizam esse sistema por sua aplicação ser mais simples e mais barata do que um sistema híbrido convencional .

O responsável pela demonstração foi o finlandês Juha Kankkunen , tetracampeão mundial de rally e vencedor pela Toyota em 1993. O piloto ainda afirmou que os veículos híbridos são ideais para o mercado africano:

“Acredito 100% que esse tipo de veículo irá atender a África muito bem. Muitos trajetos são bem longos, o que torna a recarga de carros elétricos muito difícil. Eles proporcionam economia de combustível, o que significa menos CO2. Isso é o futuro.”

Toyota estuda versão 100% elétrica da Hilux, mas ainda é apenas um conceito
Divulgação/Toyota
Toyota estuda versão 100% elétrica da Hilux, mas ainda é apenas um conceito

Entretanto, a desvantagem é que, no sistema mild hybrid , a bateria não consegue muita autonomia para mover o carro somente com energia elétrica por longas distâncias, e sua principal função é auxiliar o motor a combustão em ultrapassagens ou situações de baixa velocidade. 

No Brasil, a Toyota oferece modelos híbridos de verdade, com as baterias podendo mover CorollaCorolla Cross e RAV4 de maneira totalmente elétrica, embora a curtas distâncias. Não há ainda confirmação de quando a Hilux híbrida chegará ao nosso mercado. 

Corolla Cross hybrid é um dos modelos híbridos mais populares do Brasil
Divulgação
Corolla Cross hybrid é um dos modelos híbridos mais populares do Brasil

Considerando o passado da Toyota em eletrificação, a marca só deve trazer a versão híbrida convencional  para alinhar a picape aos modelos já oferecidos e proporcionar aos clientes uma tecnologia já conhecida. Entretanto, isso só deve acontecer no fim da década, com a chegada da nova geração da picape.

Atualmente, a única picape híbrida do país é a Maverick , oferecida pelo mesmo preço do valor da versão convencional, mas fabricantes como a chinesa GWM já planejam oferecer uma picape eletrificada em breve, o que pode obrigar a Toyota a adiantar seus planos.

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