A Hyundai revelou os preços para seu novo veículo de entrada no mercado indiano. Com porte de SUV compacto , o Exter será comercializado pelo equivalente a R$ 35.666 no país asiático, onde irá competir com Nissan Magnite, Citroën C3 e Renault Kiger , opção maior que o Kwid oferecida por lá.
A novidade chega trazendo um visual bem quadrado, digno de SUV “raíz” . A dianteira conta com LEDs em formato de H, dando um ar futurista ao pequeno modelo e os projetores dos faróis são posicionados mais abaixo. O para-choque dianteiro conta com um elemento prateado na base, remetendo à um quebra-mato, um detalhe que auxilia a passar uma ideia de veículo pronto para off-road.
Como todo SUV aventureiro, a lateral conta com elementos plásticos nos arcos das rodas, e, no caso do Exter, também na base das portas. A novidade mede 3,8 metros de comprimento , 1,71 m de largura e 1,63 m de altura. O entre-eixos é de 2,45 m e o vão livre em relação ao solo é de 18,5 cm.
A traseira conta com lanternas com formato próximo ao de um quadrado, mas não são necessariamente um quadrilátero. A letra H está presente assim como na dianteira, e as luzes de direção e de ré são halógenas. O destaque traseiro fica por conta da peça em preto brilhante que une as lanternas e abriga o logotipo da marca. A tampa traseira chama atenção pelo tamanho compacto.
Equipado com o motor de 1,2 litro aspirado de quatro cilindros, o Exeter pode ser movido a gasolina ou a gás natural . Na gasolina, são 84 cv de potência e 11,6 kgfm de torque , enquanto a versão com GNV entrega 69 cv e 9,7 kgfm de torque . O câmbio é manual de cinco velocidades para ambos, mas as versões a gasolina ainda oferecem a opção de caixa automatizada de cinco marchas.
Segundo a Hyundai, o consumo de combustível é de 19,4 km/l na versão manual e 19,2 km/l na opção automatizada.
No interior, o volante é o mesmo do HB20 brasileiro, por exemplo, o painel de instrumentos é digital e conta com uma tela de 4,2 polegadas que funciona como computador de bordo. Os bancos são revestidos de tecido ou de couro sintético dependendo da versão e a central multimídia tem 8 polegadas de série.
O modelo se destaca por ser o primeiro do segmento a oferecer teto solar com acionamento por voz e câmera de bordo dianteira e traseira. A novidade ainda traz ar-condicionado digital . É um pacote muito superior aos dos rivais vendidos no Brasil.
Em termos de segurança são seis airbags , controle de estabilidade e partida em rampa, além de freios ABS com distribuição eletrônica, sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré. O Kwid tem quatro airbags, enquanto o C3 deve no quesito e traz apenas as bolsas infláveis frontais.
Rival direto do Citroën C3 , tanto em dimensões quanto em preços e com um pacote de equipamentos bem recheado, o Exter poderia ser uma opção interessante de baixo custo para a Hyundai . Entramos em contato com a marca sobre uma eventual chegada do Exter, mas até o fechamento desta nota não obtivemos resposta.