Muitos brasileiros sonham com carros que só são vendidos na Europa. No movimento contrário, o brasileiro Lucas Toledo , que mora na Alemanha há sete anos, sempre sonhou em ter um carro exótico , e encontrou em um Fiat Palio perdido em Bremen , no noroeste da Alemanha, o modelo perfeito.
“Eu sempre tive curiosidade sobre carros brasileiros fora do Brasil, saber os diversos motivos pelos quais levaram esses carros únicos ao exterior. Na época que eu comecei a pesquisar sobre, o carro que apareceu mais vezes foi um Fiat Palio vermelho. Ao ler a matéria descobri que o carro estava em Bremen, justamente a cidade onde minha irmã morava e eu estava indo passar férias”, explica Lucas.
Antes mesmo de sair de casa, Lucas já havia entrado em contato com o vendedor para saber o estado geral do carro, conseguiu informações e fechou negócio por 2.300 Euros , o que daria R$ 12.367 na cotação atual. Segundo o proprietário, o pequeno hatchback contava com apenas 27 mil km rodados e tinha estado de zero km , até mesmo os pneus eram originais:
“O carro tinha os pneus originais de fábrica, Goodyear GPS made in Brazil. Por questão da idade dos pneus, eu coloquei outros novos, mas guardei os antigos GPS, pois pertencem à história do carro. Vim rodando para casa, foram 600km e o carro se comportou como um carro novo. Chegando em casa já pedi para minha mãe me mandar do Brasil o kit de correia dentada e de acessórios, comprei emblemas Fiat novos e originais, e também um kit do manual do proprietário”, detalha o novo dono.
Mas o que motivou Lucas a escolher um Palio? Segundo ele, é comum ver Porsches , Mercedes e até Ferraris e Lamborghinis nas ruas. O Palio consegue ser incomum, não custa caro, é barato de manter e possui fácil manutenção .
“Eu sempre quis ter um carro exótico. Aqui na Alemanha é comum ver Porsches, até mesmo Ferrari e Lamborghinis se vêem com mais frequência. Como eu já tenho um carro europeu para uso diário, o Palio ficou para passeios de fim de semana e hobby. Um carro exótico barato e fácil de manter, ao contrário de tudo o que se vem à cabeça quando se pensa em carro exótico”, conta.
Quando se fala em carros e Alemanha, muitos já pensam nas Autobahn - rodovias locais com trechos sem limite de velocidade -, e Lucas conta como foi sua experiência guiando o Palio e seus 66 cv :
“É muito fácil encontrar um trecho sem limite de velocidade, porém, só ando a 100km/h para não atrapalhar os outros, já que a velocidade que se mantém é de 130 km/h até o momento em que o carro aguentar. Já o Palio nem consegue chegar a 130 km/h, prefiro ir a 100 km/h e à direita mesmo”, esclarece.
Além das Autobahn , o circuito de Nürburgring é uma grande atração para os amantes de automóveis ao redor do mundo, e claro, Lucas levou seu Palio para uma volta na pista e conta como foi a experiência:
“Eu fui curtindo o passeio, já que o Palio não atinge grandes velocidades. O máximo que eu cheguei nele foi 120 km/h, de tão devagar que eu estava, teve gente que chegou a fazer duas voltas em mim”, relembra.
Mas será que um Palio na Alemanha chama atenção? Lucas conta que até percebe uns olhares diferentes e que algumas pessoas se interessam pela história do carro.
“Eu levei em um mecânico de confiança, ele achou bem interessante a história do carro. Na rua, geralmente quem gosta de carro mesmo que costuma olhar diferente. No mais, ele é facilmente confundido com um Fiat antigo qualquer, provavelmente confundido com um Fiat Panda. No centro estético, me perguntaram sobre o carro, viram que era um modelo diferente e acharam interessante, nunca tinham visto um Palio brasileiro antes”, afirma o brasileiro.
Mas, afinal, qual a história por trás desse Palio? Como ele foi parar na Alemanha
?
“Ele foi comprado em janeiro de 2007, na Fiat Itavema de São José dos Campos /SP, por uma empresa de exportação chamada Birkson International. Em março de 2007, o carro foi registrado aqui na Alemanha em nome da Shell Global Solutions , que assumo que importou o carro para estudar o motor flex que era novidade no mercado”, explica o proprietário.
“Depois de uns cinco anos com a Shell, ele passou para um particular, que em 2015 o vendeu ao dono da revenda de carros que eu comprei. O carro ficou de 2015 a 2023 parado no pátio. Ele estava anunciado no site mobile.de, famoso site de usados aqui na Alemanha, mas por ninguém entrar lá procurando Fiat Palio, ele não foi vendido”, concluiu Lucas.
Acessando o site, é possível ver alguns Palio
e Palio Weekend
à venda na Alemanha, e em um ótimo estado de conservação aparente, mas sempre da primeira geração.
A intenção de Toledo com o Palio é preservá-lo original, sem fazer grandes modificações visuais, usando o “exótico” Fiat somente em passeios de fim de semana e idas a encontros automotivos. Em breve, Lucas pretende postar na Internet o vídeo da volta do Palio no circuito alemão. Para acompanhar os próximos passos da aventura de dois brasileiros na Alemanha, siga @umpalionalemanha
no Instagram.