A Stellantis está proporcionando uma revolução na gama da Citroën em países emergentes com o projeto C-cubed, que já teve dois de seus três modelos revelados, o C3 e C3 Aircross , restando apenas um modelo, que pode ter dado as caras na Índia, ainda sob forte camuflagem.
Inicialmente, o modelo deveria ser um sedã , mas ao que tudo indica, será um crossover unindo elementos de SUV e dos tradicionais três volumes . Não seria absurdo tratar a novidade como “ Fiat Fastback da Citroën ”. A carroceria fastback se destaca pelo caimento de teto mais suave, e não é novidade na gama da Citroën, já que, em julho de 2022, a marca apresentou o C4X , que trazia exatamente esse formato.
As imagens iniciais do novo modelo apareceram no Twitter e foram flagradas pelo usuário @bunnypunia e mostra um automóvel muito camuflado, mas através dos vidros claros, é possível observar o interior tradicional do C3.
Flagrado em um engarrafamento, o usuário não conseguiu muitos ângulos. A se tratar da dianteira camuflada, talvez o C3 “fastback” tenha uma pequena modificação visual, como acontece do C3 para o C3 Aircross . A seção traseira está completamente disfarçada, não dando para descobrir como será a carroceria.
Apesar dos planos iniciais do projeto C-Cubed incluírem um sedã, a carroceria fastback ou SUV-cupê faz até mais sentido para a Citroën, principalmente levando em conta o sucesso do Fiat Fastback e Volkswagen Nivus .
Entretanto, a lateral do veículo de teste é o principal para entender que se trata de um veículo com caimento de teto mais acentuado. É possível ver as linhas de caimento das portas traseiras é completamente diferente do já apresentado pelo C3 nas demais carrocerias, com as linhas mais quadradas.
A traseira deverá ser inspirada no C4X, já que o C3 Aircross já traz um pouco dessa fonte no desenho das lanternas, mas a forte camuflagem não revela nada sobre a região.
Segundo a mídia indiana, o veículo se chamará C3X Fastlounge , o que indica que pode utilizar a carroceria fastback, e não propriamente sedã, como era o projeto original da linha C-Cubed.
Ainda não há data para o lançamento do modelo, mas deverá acontecer ainda no começo de 2024 , resta saber se será conjunto com o modelo indiano. O C3 Aircross ainda não foi oficialmente lançado , tendo sido apenas revelado.
A motorização deverá utilizar o já conhecido 1.6 16V aspirado do C3, que entrega 120/113 cv e 15,7/15,4 kgfm de torque com etanol/gasolina, respectivamente. As versões topo de linha deverão ser equipadas com motor 1.0 turbo de origem Fiat de 130/125 cv e 20,4 kgfm. Tradicionalmente, esses motores são equipados com câmbio automático , sendo no 1.0 do tipo CVT.
A mídia indiana ainda informa que o C3X ainda irá receber uma versão elétrica , assim como o C3 , mas ainda é muito cedo para confirmar a chegada dessa versão para o Brasil.