O antigo grupo Chrysler sempre teve sua história associada aos motores V8. Alguns, inclusive, foram eternizados no imaginário automotivo norte-americano. Mas a história está chegando ao fim. Segundo o Autoblog, os três carrões que ainda simbolizam o período clássico deixarão de ser vendidos em breve: o Chrysler 300C e os Dodges Challenger e Charger.
De acordo com a publicação, a data final das vendas termina neste mês. Quanto ao encerramento da produção, ainda não se sabe. O fato é que a Stellantis (atual grupo ao qual pertence a Chrysler e cia) já havia anunciado o fim dos carros a combustão, embora afirme que a nova plataforma também permite o uso de motores do tipo, mas sem cravar nada.
No Brasil, somente o 300C foi comercializado oficialmente - tirando a época em que o Charger era nacional, a despeito de nunca ter sido igual ao norte-americano. Porém, o sedã grande de segunda geração veio apenas com o V6 3.6 Pentastar, ou seja, o sonho do V8 norte-americano já havia se despedido do nosso mercado.
O cupê Challenger e o sedã Charger nunca vieram oficialmente para cá, no entanto, fazem até hoje algum sucesso entre os importadores independentes.
Ambos devem voltar como elétricos, o que deixará apenas o Ford Mustang como último muscle car V8 do mercado estadunidense, uma vez que o Chevrolet Camaro também vai se despedir . Os substitutos dos Dodges só chegarão ao mercado em 2024 .