Os modelos com GNV podem ter cilindros de tamanhos diferentes
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Os modelos com GNV podem ter cilindros de tamanhos diferentes

Os recentes aumentos de combustível acabaram colocando o GNV (Gás natural veicular) em evidência. Além de não pagar ou ter desconto no IPVA em alguns estados - em SP, por exemplo, paga metade -, o gás também oferece economia no consumo.

Segundo a Comgas, o percentual de economia chega a 40% em relação ao etanol e gasolina. Mesmo em relação ao diesel, o ganho chega a ser de 15%. Claro que os números variam de estado para estado, podendo compensar até a instalação do kit e também das vistorias anuais. 

Comparado ao etanol, o GNV rende o dobro. Um automóvel com kit a gás chega a rodar uma média de 14 km por metro cúbico, enquanto o combustível vegetal atinge, em média, 7 km/l, número que sobe para 10 km/l com gasolina. 

“Um carro de passeio que rodar 5 mil quilômetros em um mês, poderá economizar mil reais neste período. É uma economia muito relevante, pois são, em média, 200 reais a menos a cada 1.000 km rodados”, destaca Guilherme Santana Freitas, head de GNV da Comgás. Isso significa que motoristas de apps e outros motoristas que rodam muito mensalmente são, geralmente, os grandes beneficiados. 

Fazendo uma conta simples, a economia do exemplo acima é suficiente para pagar um kit de quinta geração, vendido por cerca de R$ 3 mil, em 15 meses. O cilindro é a parte mais cara do total, ultrapassando R$ 2 mil. Depois disso, é lucro. 

Lembrando que o custo de revisão anual pode custar até R$ 300 em oficinas credenciadas pelo Inmetro. No entanto, alguns carros conseguem compensar isso em apenas uma alíquota de IPVA, o que acelera muito a compensação financeira.

Nem tudo é maravilhoso, contudo. É necessário lembrar que o desempenho pode cair até 5%, mas pode ser maior, pois estamos falando dos kits mais recentes, os mais antigos ou mantidos erradamente perdem mais. 

Além disso, o espaço para acomodar um cilindro de 16 litros/15 m3 pode ocupar o porta-malas de um hatch compacto, deixando pouco espaço para objetos, o que prejudica o trabalho de um motorista de app, por exemplo. Há cilindros menores, no entanto, o uso deles implicará em mais paradas nos postos.

Falando de cilindros, a manutenção deve ser feita de maneira criteriosa. Carros com kits mais antigos ou sem vistoria correta podem se envolver em acidentes graves, tal como uma explosão. São eventos raros, mas que envolvem, em sua grande parte, modelos negligenciados.

Caso o carro seja novo, a perda de garantia é um ponto negativo muito importante, uma vez que os fabricantes se esquivam de cobrir carros com esse nível de modificação. Somente kits oferecidos de fábrica - ou a preparação da instalação - são isentos da anulação da cobertura, porém, a última marca a oferecer algo assim foi a Fiat, cujo Siena Tetrafuel já saiu de linha faz muito tempo. Falando em dinheiro, a desvalorização costuma ser maior. 

Para completar, o número de postos que oferecem GNV é bem menor, o que pode implicar em deslocamento e espera maiores.

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