A Porsche já se aventurou no mundo das motocicletas com a Harley-Davidson V Rod, modelo para o qual construiu o belíssimo motor Revolution. Mas poucos se lembram que o fabricante alemão também criou uma moto entre 1979 e 1980, chamada de projeto AMK (Alternatives Motorrad Konzept, ou conceito de moto alternativa). Para época, foi uma criação das mais ousadas.
Embora nunca tenha saído do estágio de protótipo, é impossível não ficar surpreso com o estilo todo arredondado. A carroceria é inteiramente fechada, uma moda que se popularizou nos anos 80 - a BMW foi um dos expoentes dessa tendência.
Com jeito estradeiro, ela conta com farol fechado por uma cobertura de plástico, para-brisa altíssimo e posição de dirigir que aparenta ser confortável. Não há banco do garupa, uma decisão incomum em um modelo que parece voltado para longas viagens, mas o assento do piloto é regulável em altura.
Por baixo de tanta carenagem, havia a base mecânica da Yamaha SR 500, uma moto naked de estilo retrô que foi produzida entre 1978 e 2021. Recém lançada na época, ela tem motor monocilíndrico com 31,5 cv, uma potência mais do que razoável para o período.
Embora não tenha sido testada apropriadamente, a moto poderia extrair bem mais do que os cerca de 150 km/h atingidos pela Yamaha em razão da sua aerodinâmica superior.
O projeto não foi para a frente e talvez esbarrasse na parte pouco prática da aerodinâmica totalmente coberta, especialmente as rodas, uma vez que ventos laterais e outros fatores podem desequilibrar a moto.
Infelizmente, a Porsche não voltou a projetar motos. O objetivo do fabricante era focar em projetos que pudessem substituir o 911 , como os 928 e 924, lançados na mesma década - nem precisa dizer que tais esportivos falharam na missão e foram descontinuados nos anos 90.
Quem quiser ver a AMK ao vivo terá que ir ao museu da marca em Stuttgart, Alemanha, onde ela é exposta de vez em quando. Quem sabe no futuro a marca alemã faça uma motocicleta própria? É muito pouco provável, mas seria bem interessante.