![Porsche 911 Turbo S Cabriolet é a versão mais cara da linha Porsche 911 Turbo S Cabriolet é a versão mais cara da linha](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/03/ya/s7/03yas7likwh5p86tk1s0ynbe4.jpg)
Carros conversíveis são muito raros de ver nas ruas e estradas brasileiras, mas este se trata de um carro especial. Não se pode afirmar que o isolamento acústico é igual ao Turbo S cupê, mas a vedação de alto nível não deixa a desejar.
O ronco inconfundível do motor de seis cilindros horizontais opostos, três a três, 650 cv e 81,6 kgfm, está ali para relembrar que o modelo lançado no Salão de Frankfurt de 1963 (completa 60 anos em 2023 e a marca Porsche, por sua vez, 75 anos) permanece mais vivo do que nunca.
![Apesar de ser conversível, 911 Turbo S Cabriolet traz aerofólio ativo Apesar de ser conversível, 911 Turbo S Cabriolet traz aerofólio ativo](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/da/2i/w0/da2iw0q7ydi0uu8kryrm9utjh.jpg)
Claro, desde então perdeu o motor arrefecido a ar que no primeiro 911 era um 2.0 aspirado de só 130 cv/17,8 kgfm e agora dispõe de um 3.7 turbo de arrefecimento a água de mesma configuração. Só que potência e torque hoje são cerca de cinco vezes maiores.
A incrível aceleração de zero a 100 km/h evoluiu de 9,1 segundos para apenas 2,9 s e a velocidade máxima de 210 km/h para 320 km/h.
Esta versão do Porsche 911 Turbo S manteve a configuração 4x4 priorizando a tração traseira, o câmbio automatizado de duas embreagens, oito marchas e a regulagem pneumática de altura da suspensão dianteira, que conta com mecanismo de elevação para limitar a chance (quase certa) raspar em desníveis. A posição de guiar com o volante em posição quase vertical mantém a tradição da marca, assim como a chave de partida acionada pela mão esquerda, uma tradição de competição.
![Interior pode ser configurado com diversas opções, apenas com câmbio de dupla embreagem, conhecido como PDK Interior pode ser configurado com diversas opções, apenas com câmbio de dupla embreagem, conhecido como PDK](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/7z/yx/53/7zyx53rrbe6w2nlxewterny11.jpg)
O conjunto mostra equilíbrio impressionante em curvas, mesmo com o motor atrás do eixo traseiro. As rodas têm 20 polegadas de diâmetro na frente e 21 pol. atrás (pneus 255/35, na dianteira e 315/30, na traseira). Chama ainda mais atenção a potência e precisão de freios com discos carbocerâmicos, além de pinças de dez pistões (!) na frente e quatro pistões atrás.
Com opcionais o preço sobe para mais de R$ 2 milhões.