Abastecer o carro é uma tarefa simples, mas a escolha do posto e até do combustível utilizado deve ser considerada. Postos com bandeiras tradicionais oferecem diversas linhas de combustíveis , mas, no geral, sempre haverá a opção de gasolina comum e aditivada . Mas quais os benefícios da gasolina aditivada ? Geralmente mais cara que a opção “comum”, o que ela traz de diferença?
Conversamos com Luciana Felix , especialista e proprietária de uma oficina mecânica em Belo Horizonte, MG, para entender os efeitos do combustível mais caro nos motores.
Segundo a especialista, a gasolina comum contém apenas os componentes essenciais para alimentar o veículo , enquanto a opção aditivada conta com aditivos que limpam o sistema de combustão .
“A gasolina aditivada é enriquecida com aditivos detergentes e dispersantes. Esses aditivos minimizam o acúmulo de resíduos nos injetores de combustível, nas válvulas e nas câmaras de combustão, o que pode melhorar a eficiência do motor e reduzir a emissão de poluentes. Além disso, a gasolina aditivada tende a ter uma octanagem um pouco maior, sendo benéfica também para alguns motores de alto desempenho”, explica a especialista.
Segundo Luciana, em carros mais modernos, a engenharia já prepara os motores para utilizarem gasolina comum , mas um cuidado extra pode ser benéfico . No caso de carros mais antigos ou com uma elevada quilometragem, a recomendação é a opção aditivada .
“Se você tem um carro mais antigo ou com muitos quilômetros rodados, a gasolina aditivada pode ser uma escolha sensata. Os aditivos ajudarão a manter o motor limpo e a evitar problemas de desempenho”, declara Luciana.
Hoje em dia há diversas opções de gasolinas aditivadas , cada fornecedor possui uma ou mais linhas de combustível aditivado , com variação da quantidade de octanagem. Mas será que vale a pena ?
“Na minha opinião, a resposta é sim, a gasolina aditivada vale a pena! A gasolina aditivada oferece benefícios notáveis para a saúde do seu veículo, ajudando a manter o motor limpo, reduzindo o acúmulo de resíduos e melhorando a eficiência de combustível" , opina a proprietária da oficina.
Nos carros mais antigos , com elevada quilometragem, ou que costumam ficar parados por algum tempo, a especialista recomenda o uso do combustível aditivado:
“Carros mais antigos podem usar gasolina aditivada, porém aqueles com muitos quilômetros rodados apenas com gasolina comum podem ter assim formados borras no motor devido à falta de detergentes e aditivos que não estão presentes na gasolina comum. Logo, se usar imediatamente apenas gasolina aditivada, esses podem soltar fragmentos de borras dentro do motor e assim danificar algumas peças. Recomendo uma mudança gradual e sempre uma mudança gradativa e, claro, analisar na oficina de sua confiança”, conclui.
Vale lembrar que hoje em dia já existem opções de etanol e diesel com aditivação, então há opções para todos os motores.