Gasolina aditivada geralmente custa mais caro, mas conta com elementos que preservam o motor
Divulgação
Gasolina aditivada geralmente custa mais caro, mas conta com elementos que preservam o motor

Abastecer o carro é uma tarefa simples, mas a escolha do posto e até do combustível utilizado deve ser considerada. Postos com bandeiras tradicionais oferecem diversas linhas de combustíveis , mas, no geral, sempre haverá a opção de gasolina comum e aditivada . Mas quais os benefícios da gasolina aditivada ? Geralmente mais cara que a opção “comum”, o que ela traz de diferença?

Conversamos com Luciana Felix , especialista e proprietária de uma oficina mecânica em Belo Horizonte, MG, para entender os efeitos do combustível mais caro nos motores.

Segundo a especialista, a gasolina comum contém apenas os componentes essenciais para alimentar o veículo , enquanto a opção aditivada conta com aditivos que limpam o sistema de combustão .

“A gasolina aditivada é enriquecida com aditivos detergentes e dispersantes. Esses aditivos minimizam o acúmulo de resíduos nos injetores de combustível, nas válvulas e nas câmaras de combustão, o que pode melhorar a eficiência do motor e reduzir a emissão de poluentes. Além disso, a gasolina aditivada tende a ter uma octanagem um pouco maior, sendo benéfica também para alguns motores de alto desempenho”, explica a especialista.

Segundo Luciana, em carros mais modernos, a engenharia já prepara os motores para utilizarem gasolina comum , mas um cuidado extra pode ser benéfico . No caso de carros mais antigos ou com uma elevada quilometragem, a recomendação é a opção aditivada .

“Se você tem um carro mais antigo ou com muitos quilômetros rodados, a gasolina aditivada pode ser uma escolha sensata. Os aditivos ajudarão a manter o motor limpo e a evitar problemas de desempenho”, declara Luciana. 

Combustível de má qualidade pode gerar falhas no funcionamento do motor ou acendimento da luz de injeção
Reprodução
Combustível de má qualidade pode gerar falhas no funcionamento do motor ou acendimento da luz de injeção

Hoje em dia há diversas opções de gasolinas aditivadas , cada fornecedor possui uma ou mais linhas de combustível aditivado , com variação da quantidade de octanagem. Mas será que vale a pena ?

“Na minha opinião, a resposta é sim, a gasolina aditivada vale a pena! A gasolina aditivada oferece benefícios notáveis para a saúde do seu veículo, ajudando a manter o motor limpo, reduzindo o acúmulo de resíduos e melhorando a eficiência de combustível" , opina a proprietária da oficina.

Nos carros mais antigos , com elevada quilometragem, ou que costumam ficar parados por algum tempo, a especialista recomenda o uso do combustível aditivado:

“Carros mais antigos podem usar gasolina aditivada, porém aqueles com muitos quilômetros rodados apenas com gasolina comum podem ter assim formados borras no motor devido à falta de detergentes e aditivos que não estão presentes na gasolina comum. Logo, se usar imediatamente apenas gasolina aditivada, esses podem soltar fragmentos de borras dentro do motor e assim danificar algumas peças. Recomendo uma mudança gradual e sempre uma mudança gradativa e, claro, analisar na oficina de sua confiança”, conclui.

Vale lembrar que hoje em dia já existem opções de etanol e diesel com aditivação, então há opções para todos os motores.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!