O estilo é de carro longo, baixo e largo, proporções bem agressivas
Divulgação
O estilo é de carro longo, baixo e largo, proporções bem agressivas

O Renault Mégane chegou a ser produzido no Brasil a partir de 2006, um carro muito mais evoluído do que era importado anteriormente. Eu consegui dirigir todas as versões, entretanto, a perua Grand Tour 2.0 manual de seis marchas era a preferida. Depois, em 2013, foi a vez do Mégane RS importado e seu desempenho à moda de Nürburgring, com uma versão bem preparada e turbinada do motor da station wagon. Ambos são modelos muito bons de andar e que ocupam um espaço da parte do cérebro responsável pela memória. No entanto, o meu preferido passou a ser o Megane E-Tech, crossover elétrico que chega por R$ 279.900.

O crossover é daqueles automóveis que fazem com que o jornalista nem precise de um parágrafo inteiro para falar do design, uma vez que as fotos são mais eloquentes. Os faróis de LEDs enfezados, os novos logotipos, a linha envidraçada alta, a traseira ousada e os para-lamas traseiros ressaltados como uma garrafa retrô da Coca-Cola dizem tudo

O design interno também é arrojado, tem uma mistura bacana de tecidos e ostenta um grande painel digital de 12,3 polegadas, cujas configurações de visualização variam. O câmbio fica na coluna, solução que abriu espaço para muitos porta-trecos e espaços para copos. A central multimídia tem 9 polegadas, longe das 12 oferecidas lá fora - ela também é horizontal e guarda um espaço para o carregador sem fio de celular logo abaixo. Há quatro entradas USB-C, duas à frente e duas atrás . O volante tem design com as bordas superior e inferior achatadas, botões sensíveis e ótima empunhadura. 

Estilo de crossover inclui para-lamas traseiros arqueados e queda de teto ousada
Divulgação
Estilo de crossover inclui para-lamas traseiros arqueados e queda de teto ousada

Carros elétricos têm todo torque instantâneo que você poderia pedir para Nikola Tesla. Qualquer motor esportivo - V8 incluído - tem que girar para entregar toda a fúria que tem, uma ação que costuma ser despertada por reduções de marcha. O E-Tech não, ele responde de maneira mais ligeira que o antigo Megane RS . Pisou, foi. 

Até aí, tudo bem, quase todos os elétricos são assim, o que varia é a intensidade, pois as diferenças de potência e torque nem sempre os deixam mais rápidos do que um equivalente a combustão, está aí o Kwid E-Tech , que não me deixa mentir. 

Os 100 primeiros compradores receberão um carregador do tipo wallbox
Divulgação
Os 100 primeiros compradores receberão um carregador do tipo wallbox

No caso do Megane, são 220 cv e 30,6 kgfm de torque, energia que é suficiente para levá-lo de zero a 100 km/h em 7,4 segundos, à frente dos 8 s do Sandero RS, mas atrás dos 6 s exigidos pelo Megane RS . Ficar no meio termo de carros tão rápidos é uma boa marca para o Renault elétrico. Ainda há uma versão de 130 cv lá fora. A velocidade máxima toca nos 160 km/h, algo normal para um elétrico, dado que ir além disso iria exaurir as baterias rapidamente. 

Entretanto, nem todos os elétricos são gostosos assim de dirigir. Não é só uma questão de rigidez estrutural elevada ou da bateria rente ao solo, característica que deixa o centro de gravidade semelhante ao de uma cobra. O Megane E-Tech vai além disso. O trecho de rodovia do teste só mostrou que ele tem um bom isolamento até um pouco mais de 120 km/h - o vento invade um tico depois desse ponto - e respostas rápidas em ultrapassagens.

Central multimídia mais horizontal é menor do que a aplicada no E-Tech top de linha lá fora
Divulgação
Central multimídia mais horizontal é menor do que a aplicada no E-Tech top de linha lá fora

Na cidade, a suspensão fez o seu trabalho de equilibrar maciez em frequências altas (aquelas imperfeições contínuas) e firmeza nas baixas. Os pneus Continental EcoContact 195/60 são aro 18 e, a despeito disso, têm uma boa altura, sem atrapalhar na missão de lidar com o nosso piso .

Foi na hora de enfrentar curvas que ele mostrou suas diferenças em relação aos rivais. A relação de direção diz respeito à relação entre o quanto você gira o volante e as rodas viram. No Megane, isso é 12:1, o que significa que a frente aponta muito quando você mexe só um pouco o volante . Basta um toque para uma mudança de faixa. Desenhar algumas trajetórias pode ser feito sem tirar uma das mãos para entrar mais na curva. É uma relação tão baixa que chega a ser usada em alguns carros de corrida, o que ajuda também no bom diâmetro de giro de 10,4 metros, o mesmo de um Chevrolet Onix .

Ainda bem que os bancos que misturam tecido e couro artificial contam com bons apoios laterais, do contrário, seria difícil segurar o corpo nas curvas. As costuras amarelas lembram o tom da antiga divisão RS.

Renault Mégane E-Tech europeu tem central vertical de 12 polegadas
Divulgação
Renault Mégane E-Tech europeu tem central vertical de 12 polegadas

Da mesma maneira, frenagens mais pesadas não fazem com que o crossover embique a frente demais, tampouco ela levanta muito em acelerações. 

Voltando ao duro mundo da racionalidade, vamos ao pacote de itens e outras características. O espaço interno é semelhante ao de um SUV compacto. São 4,20 metros de comprimento, 2,05 m de largura (1,77 m sem retrovisores), 1,52 m de altura e 2,68 m de distância entre-eixos , que basta para levar quatro adultos. Embora o piso seja plano, pessoas mais altas sentirão falta de espaço para colocar seus pés embaixo dos bancos dianteiros, especialmente o do carona. Para compensar um pouco, o porta-malas leva bons 440 litros . 

Banco do motorista não tem ajustes elétricos, mas os apoios laterais e conforto são ótimos
Divulgação
Banco do motorista não tem ajustes elétricos, mas os apoios laterais e conforto são ótimos

Entre os itens de série, o Megane E-Tech traz ar-condicionado duas zonas (tem saída para os passageiros de trás) , direção elétrica, volante e espelhos retrovisores (têm rebatimento elétrico) aquecidos, chave presencial, som Arkamys com seis alto-falantes, abertura elétrica do porta-malas, iluminação interna personalizável, central multimídia de nove polegadas ( tem Android Auto e Apple CarPlay sem fio ), faróis de LED adaptativos, rodas aro 18 (pneus 195/60), retrovisor interno formado por uma tela digital, sensores de estacionamento dianteiros, laterais e traseiros e câmera de ré. 

Além da central multimídia vertical de 12", não vieram os ajustes elétricos dos bancos dianteiros, rodas aro 20 e som Harman Kardon, itens disponíveis nas versões mais caras do Renault vendido na Europa . A nossa configuração é parecida com a Equilibre em algumas coisas. São itens que, se incorporados, encareceriam o produto, mas a central é um ponto que não deveria ter sido cortado. Pelo menos o som Arkamys é de seis alto-falantes e ar-condicionado digital - por lá, o básico vem com quatro e o A/C é analógico.

Espaço traseiro é bom para quatro adultos e o piso é plano
Divulgação
Espaço traseiro é bom para quatro adultos e o piso é plano

Por outro lado, é necessário lembrar que um Megane E-Tech básico de 220 cv sai por cerca de 40 mil euros na França, onde ele é construído, o que poderia deixar o modelo inviável no Brasil, ainda mais diante da concorrência pesada.

Seguindo o novo padrão de medição do PBEV, a autonomia no uso misto é de 337 km . Em uma estação de corrente contínua (DC) de até 130 kW, são necessários 36 minutos para carregar a bateria de 15% até 80% de carga . Já um wallbox de 22 kW vai exigir 1h50 - os 100 primeiros compradores receberão um, algo que deve esgotar rápido. Em uma tomada doméstica, contudo, vai passar de oito horas.

A marca aposta que o seu novo importado francês vai concorrer com o Byd Yuan Plus  (R$ 269.990) e o Volvo XC40 Recharge  (R$ 329.950). No entanto, a grande ameaça pode ser também da fabricante sueca: o EX30 , crossover que começará a ser vendido no início de 2024 e tem preços entre R$ 219.950 e R$ 279.950.

Ficha técnica - Megane E-Tech

Motor: dianteiro, elétrico, 220 cv de potência e 30,6 kgfm

Câmbio: automático, tração dianteira

Direção: elétrica, diâmetro de giro de 10,4 metros

Suspensão: McPherson na dianteira e multilink na traseira

Freios: discos ventilados na dianteira e discos sólidos traseira

Pneus: 195/60 R18

Peso: 1.680 kg

Dimensões: 4,20 metros de comprimento; 1,77 m de largura (sem espelhos) e 2,05 m (com espelhos); 1,52 m de altura; 2,68 m de distância entre-eixos; porta-malas de 440 litros

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!