Dirigir com habilitação vencida pode fazer com que o veículo seja conduzido para o pátio
Divulgação
Dirigir com habilitação vencida pode fazer com que o veículo seja conduzido para o pátio

Muitas pessoas não se lembram da validade da carteira de habilitação . Seja por conta do longo prazo de vencimento do documento (5 a 10 anos) ou por simples esquecimento. Então surge a dúvida: com quantos dias de habilitação vencida posso continuar dirigindo?

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro   (CTB), os portadores de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem trafegar com o documento vencido por até 30 dias . Após esse período, o documento perde a validade e não pode ser utilizado nem como comprovante de identidade, por exemplo.

Por não ser mais considerado um documento válido, o artigo 162 do CTB determina que quem for flagrado rodando com a CNH vencida por mais de 30 dias, está cometendo infração gravíssima , o que gera uma multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na habilitação .

Além da multa, o veículo em questão fica retido com as autoridades até a chegada de um condutor habilitado. Caso contrário, o automóvel, motocicleta ou caminhão será encaminhado para o depósito .

O ideal é sempre se prevenir e realizar a renovação antes do vencimento da CNH. Caso o condutor tente renovar a carteira após o vencimento, terá que realizar todo o processo de emissão da habilitação, o que inclui aulas práticas, teóricas e exames médicos.

Para renovar a habilitação, o motorista deve agendar um horário e se apresentar ao Detran com os documentos necessários: Documento de identificação com foto válido, CPF, comprovante de residência ou declaração de residência e pagamento da taxa de renovação. 

No Detran, o condutor receberá as informações das clínicas credenciadas mais próximas de sua residência. Com essa informação, o requerente agenda os procedimentos médicos, realiza o pagamento e, após a aprovação nos exames, aguarda o prazo estabelecido antes de retornar ao posto do Detran para retirar o documento.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!