Com o preço dos carros zero km nas alturas, muitos brasileiros tendem a procurar um carro de luxo usado , já que estarão levando para suas garagens modelos mais potentes, mais luxuosos e de marcas reconhecidas. Mas é preciso muito cuidado na hora da compra para não se meter em uma bela furada .
Muitos desses carros usados de luxo são conhecidos como “ resto de rico ”, aqueles carros que não interessam mais quem comprou zero km, ou que já depreciaram tanto que estão com preços atrativos. Nesses casos, aquela velha máxima é aplicada: “O carro está barato, mas as peças continuam custando o mesmo”. Portanto, é sempre interessante planejar com antecedência e, claro, preparar o bolso .
É possível encontrar Mercedes-Benz C180 , Audi A3 , BMW X1 e X5 , Land Rover Freelander , Discovery 3 , Range Rover Sport e até mesmo um Porsche Cayenne de primeira geração por 70 mil reais , preço de Renault Kwid . Tentador, certo?
Mas calma lá, um Mini Cooper da geração R56 com motores 1.6 turbo (entre 2006 e 2013), podem ser encontrados por cerca de R$ 60 mil . Entretanto, esses carros costumam apresentar defeitos da bomba de alta pressão (R$ 1.900), tampa de válvulas (R$ 2.000), e o problema comum da junta da tampa de válvulas , que custa cerca de R$ 600.
Hoje em dia, já existem plataformas que auxiliam em compras mais seguras, como a Olho no Carro , que permite que o usuário realize uma consulta pela placa e número do chassi, e consiga um laudo sobre o histórico do veículo, além de mostrar ao proprietário algumas peças que costumam apresentar defeitos.
Pensando em alertar alguns interessados, a plataforma separou alguns itens que merecem muita atenção ao comprar um “restinho de rico”:
Suspensão de ar da Land Rover
Que a marca Land Rover é conhecida por ter carros de alto custo de manutenção , isso é fato. No entanto, com um design único, os modelos da montadora inglesa caíram no gosto dos brasileiros. Os problemas que o dono de uma Land Rover usada pode enfrentar são diversos, como a troca da correia dentada dos modelos Discovery 3 e 4 - que precisa separar a cabine do chassi - , porém, o maior abalo financeiro acontece quando é preciso trocar as bolsas de ar dos modelos equipados com suspensão pneumática .
Para referência, uma bolsa de suspensão a ar custa R$ 2.000 , enquanto o compressor sai por cerca de R$ 4.500 . Um bico injetor original não sai por menos de R$ 3.599, e uma bomba de alta pressão custa R$ 23 mil . Sempre valores de peças novas e originais.
Transmissão de dupla embreagem da Volvo
O Volvo XC60 fez muito sucesso no Brasil. Porém, os exemplares vendidos até 2014 na versão 2.0 de quatro cilindros, são equipados com a transmissão automatizada de dupla embreagem conhecida como Powershift , que causou e pode causar muitas dores de cabeça para os donos do modelo, principalmente pela sua fama de dar problema e pelo seu alto custo de substituição. Esse câmbio também é conhecido por ter sido utilizado em modelos da Ford ( New Fiesta , Focus , Ecosport ), já que a montadora norte-americana era proprietária da Volvo.
Motor N46 da BMW
Entre os anos de 2010 e 2012, os modelos 320i , 120i e X1 da BMW podem ser encontrados com o motor 2.0 aspirado conhecido como N46 . No entanto, esse motor apresenta um defeito na vedação da tampa e dos retentores de válvulas , o que pode desencadear em um vazamento de óleo e, portanto, diversos outros problemas que certamente causarão dor de cabeça para os donos de veículos destes modelos.
Motor M271 da Mercedes-Benz
No entanto, é aconselhável prestar uma atenção especial quando o assunto é o motor M271 1.8 , que equipou diversos modelos entre os anos de 2008 e 2013 - como no caso do C180, do C200 e do C250. O motor em questão pode apresentar um desgaste prematuro nas engrenagens do comando de válvulas e gerar um grande prejuízo para seus donos.
Porsche
O apelo esportivo dos modelos da Porsche, chama a atenção de muitos compradores. No entanto, não é apenas o design que vai para um lado mais esportivo, as peças também vão. Desenvolvidas com materiais nobres e muita tecnologia, as peças que equipam os modelos da Porsche têm um valor proporcionalmente mais caro em relação a todas as outras marcas que estão nessa lista. No caso da primeira geração do Cayenne , por exemplo, o kit com as quatro bolsas de ar da suspensão custa R$ 10 mil reais.
Portanto, antes de realizar a compra, o interessado deve reunir informações sobre o custo das peças, buscar o contato de oficinas e lojas especializadas em marcas importadas, e também o histórico da unidade desejada, para se programar e evitar sustos. Além disso, em alguns casos há ainda o prazo longo para que as peças cheguem ao Brasil, o que pode acarretar em gastos mais elevados com oficina e a falta do carro na garagem. Ter um "resto de rico" como carro único pode lhe deixar a pé.